ANA D'ÁUSTRIA - REGENTE DA FRANÇA

Tags

Ana d'Áustria
Ana d'Áustria nasceu em 22 de setembro de 1601 em Valladollid, Espanha. Filha de Filipe III da Espanha e de Margarida da Áustria, casou-se com Luís XIII da França aos 14 anos de idade. Tratada com indiferença pelo marido e enfrentando a desconfiança do primeiro-ministro, o cardeal de Richelieu, Ana se envolveu em vários escândalos. Um dos mais ruidosos aconteceu quando o primeiro duque de Buckingham, George Villiers, declarou publicamente estar apaixonado por ela.

Regente da França durante a minoridade de seu filho Luís XIV, Ana d'Áustria foi personagem de Alexandre Dumas em dois de seus romances, Os três mosqueteiros e Vinte anos depois.

As tentativas de Ana para afastar Luís XIII do cardeal não tiveram êxito e Richelieu acabou por declarar guerra a Filipe IV, rei de Espanha e irmão de Ana, em 1635. Durante a guerra a rainha foi acusada pelo cardeal de colaborar com os espanhóis. O nascimento do príncipe herdeiro em 1638 ajudou-a a recuperar seu prestígio na corte francesa.

Com a morte do cardeal de Richelieu e também de Luís XIII, Ana d'Áustria se tornou regente da França enquanto o herdeiro do trono não atingia a maioridade. Como regente, Ana fez do cardeal Jules Mazarin seu primeiro-ministro e resistiu à pressão da nobreza, que queria ver restaurados seus privilégios. Alguns historiadores acreditam que Ana e Mazarin casaram-se secretamente. Juntos, enfrentaram a série de revoltas conhecida como a Fronda, entre 1648 e 1653.

A regência de Ana d'Áustria terminou oficialmente em 1651, quando foi proclamada a maioridade de Luís XIV. Em 1659 terminava a guerra contra a Espanha, iniciada 24 anos antes por Richelieu, e Luís XIV casava-se com sua prima Maria Teresa, filha de Filipe IV, rei de Espanha. Ana d'Áustria morreu em 20 de janeiro de 1666 em Paris.

CityGlobe

Verox