ANAXIMANDRO DE MILETO - FILÓSOFO GREGO

Tags

Anaximandro de Mileto
Nascido em Mileto no ano 610 a.C., foi discípulo de Tales, o fundador da "escola de Mileto". Teria escrito tratados sobre geografia, astronomia e cosmologia, que perduraram por vários séculos. Racionalista que prezava a simetria, utilizou proporções geométricas e matemáticas na tentativa de mapear o céu, abrindo o caminho para astrônomos posteriores.

Filósofo grego pré-socrático, Anaximandro de Mileto é considerado o fundador da astronomia e o primeiro pensador a desenvolver uma cosmologia, ou visão filosófica sistemática do mundo.

Em sua teoria, o mundo derivava de uma substância imponderável, denominada apeiron (ilimitado), matéria eterna e indestrutível, que precedeu a "separação" em contrários, como quente e frio, seco e úmido, representando assim a unidade primordial por trás da aparente diversidade dos fenômenos. Todos os elementos antagônicos estavam contidos no apeiron, que não tinha princípio porque não tinha fim.

São-lhe atribuídas a descoberta da obliqüidade da eclíptica, e a invenção do quadrante solar e dos mapas geográficos. Antecipou a teoria evolucionista, com hipóteses sobre a transformação de espécies inferiores em superiores. Afirmava que a Terra permanecia em sua posição sem suporte no centro do universo porque não tinha motivo para se mover em nenhuma direção, mantendo-se em repouso.

De seus numerosos trabalhos, só subsistiu a frase que considera o surgimento de substâncias individuais (água, fogo) como uma "injustiça" para a qual os deuses exigiam uma "reparação"; por isso, nem o frio nem o calor são permanentes. Anaximandro de Mileto teria morrido por volta de 546 a.C.

CityGlobe

Verox