Andrei A. Gromiko | Belarus

Tags

Andrei A. Gromiko | Belarus

Andrei A. Gromiko | BelarusAndrei Andreievitch Gromiko nasceu em Starie Gromiki, Belarus, em 18 de julho (5 de julho no calendário juliano) de 1909. Estudou em Minsk e mais tarde no Instituto de Economia da Academia de Ciências. Entrou para o serviço diplomático em 1939, quando serviu como conselheiro na embaixada soviética em Washington. Em 1943 tornou-se embaixador nos Estados Unidos e, em 1946, representante soviético nas Nações Unidas, até 1949, quando foi nomeado vice-ministro do Exterior. De 1952 a 1953 foi embaixador no Reino Unido e logo reassumiu o cargo de vice-ministro do Exterior. Em 1956 passou a membro do Comitê Central do Partido Comunista.

A atuação de Gromiko por quase três décadas à frente da política externa soviética teve conseqüências importantes na política mundial. Sua habilidade de negociador possibilitou a superação de várias crises no período da guerra fria.

Em 1957 Gromiko iniciou sua longa carreira de ministro do Exterior. Destacando-se no cargo pelo vasto conhecimento dos assuntos internacionais e por sua habilidade, participou sempre das mais importantes missões diplomáticas e políticas. Depois que Mikhail Gorbatchev chegou ao poder, em 1985, Eduard Shevardnadze foi nomeado titular da pasta do Exterior e Gromiko assumiu a presidência, cargo que lhe conferia prestígio mas pouco poder. Gromiko morreu em Moscou, em 2 de julho de 1989, meses depois de publicar uma autobiografia.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

CityGlobe

Verox