Andrew Wyeth | United States

Andrew Wyeth | United States

Andrew Wyeth | United StatesAndrew Wyeth nasceu em Chadds Ford, Pensilvânia, Estados Unidos, em 12 de julho de 1917. Filho de um conhecido ilustrador, estudou desenho com o pai e fez sua primeira exposição individual em Nova York, em 1937. Os temas retratados nos quadros de Wyeth vêm quase que inteiramente de duas localidades: o vale Brandywine, em torno de Chadds Ford, e a área próxima de sua casa de verão em Cushing, Maine.

As aquarelas e têmperas de Andrew Wyeth retratam de forma realista prédios, paisagens e pessoas de seu mundo particular.

A paleta de Wyeth, restrita a tons pastéis, é capaz no entanto de centenas de combinações harmoniosas. A técnica do artista é precisa e rica em detalhes, mas supera o realismo meramente fotográfico mediante uma abordagem onírica. Os recursos técnicos de Wyeth são imensos, mas ainda mais notáveis são sua sensibilidade para destacar as marcas que a vida imprime na expressão de seus modelos; a maneira como percebe a terra, visível nas paisagens que pinta; e a habilidade para transmitir o suceder de gerações, nos quadros de fachadas e interiores antigos. Seu quadro mais conhecido é "O mundo de Cristina", em que se destacam a perspectiva inusitada e a luz. Entre outros trabalhos, citam-se  "A semente germinada" e "Nicholas".

Condecorado pelo governo americano em 1963, Wyeth tornou-se membro das mais importantes academias de artes do mundo, como a francesa, a soviética e a britânica. Entre os retratos pintados entre 1970 e 1985, ficou patente seu gosto pelos estudos repetidos sobre o mesmo modelo.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

CityGlobe

Verox