ANDY WARHOL - ARTISTA PLÁSTICO AMERICANO

Andy Warhol
Andy Warhol, como ficou conhecido Andrew Warhola, nasceu em 6 de agosto de 1927 em Pittsburgh, Pensilvânia. Oriundo de uma família de imigrantes tchecos, graduou-se em 1949 pelo Instituto Carnegie de Tecnologia da cidade natal, e logo mudou-se para Nova York, onde desenhou cartões de Natal, capas de discos e mapas do tempo para a televisão. No início da década de 1950, participou de um grupo teatral que se inspirava nas idéias de Brecht.

A obra plástica e cinematográfica do americano Andy Warhol, principal figura da pop art, baseou-se na reprodução irônica e crítica dos símbolos mais representativos da sociedade de consumo.

A notoriedade chegou para Warhol em 1962, quando expôs uma série de obras em que representava invólucros de sopa industrializada e caixas de detergente. Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Warhol entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade. Da mesma forma, e usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola, automóveis, crucifixos e dinheiro.

A partir de 1963, Warhol começou a pesquisar as possibilidades estéticas do cinema e, com Paul Morrissey, produziu filmes underground, cercando-se de marginais, travestis e gigolôs a que chamou superstars. As produções cinematográficas de Warhol se caracterizavam pelo erotismo homossexual e pela duração incomum. Warhol produziu ainda discos de um grupo musical e incentivou o trabalho de outros artistas que ele reuniu num coletivo chamado The Factory. Fundou uma revista mensal e publicou The Philosophy of Andy Warhol (1975; A filosofia de Andy Warhol), Portrait of the Seventies (1979; Retrato dos anos setenta) e Andy Warhol's Exposures (1979; Exposições de Andy Warhol). Warhol morreu em Nova York, em 22 de fevereiro de 1987.

CityGlobe

Verox