ANNA PAVLOVA - BAILARINA RUSSA

Tags

Anna Pavlova
Anna Pavlova nasceu em São Petersburgo em 12 de fevereiro (31 de janeiro no calendário juliano) de 1881. Estudou na Escola Imperial de Balé do Teatro Mariinski, depois Kirov, do qual se tornou primeira bailarina em 1906, após dançar Le Lac des cygnes (O lago dos cisnes). Fez enorme sucesso com Giselle, Bajaderka (A baiadeira), e La Mort du cygne (A morte do cisne), que se tornou símbolo de sua arte.

Missionária de sua arte, a bailarina russa Anna Pavlova tornou-se imagem e símbolo de beleza, graça disciplinada, movimento poético e magia pessoal.

Em 1909 participou da histórica apresentação de balé russo em Paris, promovida pelo empresário Serguei Diaghilev, e dançou, ao lado de Nijinski, Les Sylphides (As sílfides) e Cléopâtre, de Fokine. Ainda ligada ao Teatro Mariinski, fez excursões internacionais até 1913, quando se estabeleceu em Londres, formou a própria companhia e começou a se exibir no mundo inteiro. O entusiasmo pela dança típica levou-a a apresentar danças polonesas, russas e mexicanas e a estudar técnicas de dança oriental, depois de viagens à Índia e ao Japão. Conhecida já como o cisne imortal, Anna Pavlova morreu em Haia, Países Baixos, em 23 de janeiro de 1931.

CityGlobe

Verox