PIETRO ARETINO - ARTISTA ITALIANO

Tags

Pietro Aretino
Pietro Aretino nasceu em Arezzo em 20 de abril de 1492. Famoso por suas violentas críticas aos grandes da época, aos artistas e aos religiosos, granjeou inimigos que chegaram a ameaçá-lo de morte. Viveu principalmente em Veneza. De família humilde, não teve formação clássica e, mesmo depois de enriquecido por chantagens contra os poderosos, que temiam a agressividade de seus escritos, fez questão de permanecer plebeu, avesso às convenções classicistas, ao petrarquismo, ao moralismo e a todos os mitos que sustentavam as concepções literárias da época.

Com versos mordazes ou lascivos, conforme a ocasião, o italiano Pietro Aretino se inclinava a escandalizar seus concidadãos. Amigo de reis e papas, foi também, no outro extremo, protetor de vagabundos e indigentes.

Conhecido por seus escritos pornográficos, sobretudo I ragionamenti (1534-1536; As argumentações), os Capitoli (1540; Capítulos), as canções líricas e os Sonetti lussuriosi (1525; Sonetos luxuriosos), Aretino é, porém, mais importante como jornalista. Suas críticas mordentes e às vezes caluniosas eram divulgadas no Pasquino, em Roma, e em Delle Lettere (1538-1557), distribuídos em volantes.

Sua independência, que dispensava a proteção dos ricos, manifestou-se também na literatura. Enquanto os comediógrafos de sua época imitavam Plauto, Aretino soube ser original, utilizando uma linguagem popular; na prosa, substituiu a metáfora petrarquista por expressões menos convencionais e mais vivas. Na tragédia Orazia (1546), embora não tenha criado uma grande obra, atingiu originalidade inexistente em outros autores do teatro italiano quinhentista. Pietro Aretino morreu em Veneza em 21 de outubro de 1556.

CityGlobe

Verox