Padre Antônio Vieira | Jesuíta, Orador Religioso e escritor português

Inicia sua pregação combatendo em sermões a invasão holandesa do Nordeste brasileiro, luta que o leva a produzir o célebre Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda.
No Brasil, dedica-se à catequese e à defesa dos escravos e dos índios, a favor dos quais também escreve importantes sermões como Dominga da Quaresma. Volta a Lisboa após o final do domínio espanhol sobre Portugal e é designado, pelo rei dom João IV, para missões diplomáticas na Holanda e na França. A seguir, adere ao sebastianismo – crença na ressurreição de dom Sebastião e no restabelecimento do Império português. Retorna ao Brasil em 1653.
Acusado de heresia pela Inquisição, é levado para Portugal, encarcerado e condenado pela defesa dos índios e pelas duras críticas aos colonizadores. A pena é revogada dois anos depois, quando vai para Roma. Regressa ao Brasil em 1681, onde se entrega ao trabalho de finalizar sermões inacabados e escrever novos. Em sua vasta produção, destaca-se também o Sermão da Sexagésima, em que reflete sobre o conflito entre jesuítas e colonos em torno dos índios e ataca os dominicanos. Morre em Salvador.
www.klimanaturali.org
lumepa.blogspot.com