ROXETTE - GRUPO MUSICAL DA SUÉCIA

Tags


ROXETTE
Em 30 de maio de 1958 nasce Marie Fredriksson, em Ösjö, perto de Östra Ljungby, Suécia. No ano seguinte, em 12 de janeiro de 1959, nasce Per Gessle em Halmstad, situada na costa oeste da Suécia.
Per Gessle em sua adolescência começou a se interessar muito por música e se tornou um colecionador de discos em vinil, admirando o trabalho de cantores como David Bowie e chegando até a pintar seu cabelo de vermelho aos 13 anos, inspirado no cantor. Ele começava a se apaixonar cada vez mais por música. Aos 16 anos, ao visitar um estúdio de gravação, percebeu que seu futuro poderia estar ali. Em 1975, Marie deixa a escola e inicia sua aprendizagem musical. Durante o ano seguinte, 1976, os dois se vêem envolvidos em bandas, no auge do movimento New Wave. Já em 1977, Per conheceu Marie enquanto dividiam um estúdio de gravação, em Halmstad. Em 1978 Marie dá impulso à sua carreira em uma banda chamada "Strul", onde ela é pianista e vocalista. Per dá início ao "Gyllene Tider", onde é vocalista, guitarrista e compositor. A banda decide financiar seu primeiro EP. Quando a EMI percebeu o potencial da banda, contratou-a em 1979. O período de 1980 a 81 foi o auge do sucesso do GylleneTider na Escandinávia. Em 1982, Strul muda de nome. Agora se chama "MaMas Barn", lançando um álbum que não fez o sucesso esperado.
No ano de 1983, Per lança seu primeiro álbum solo, que leva seu nome. O estilo musical era diferente do que produzira até então. Algumas músicas mais calmas e românticas, que fascinaram seus fãs. Marie lança seu primeiro disco solo em 1984, "Het Vind". Já o Gyllene Tider lança seu último álbum, "Heartland Café", agora em inglês, pretendendo fazer sucesso também fora da Suécia. Vale ressaltar que este álbum saiu nos Estados Unidos com o novo nome da banda, Roxette (nome tirado de uma música de Dr. Feelgood), para que tivesse maior aceitação neste país. O Gyllene Tider acabaria no ano de 1985, depois de ter vendido um milhão de cópias na Escandinávia. Per então lança seu segundo álbum solo, "Scener". No mesmo ano, Marie lança "Den Sjunde Vågen", provando ser uma das maiores cantoras da Suécia. Seguindo o conselho da EMI, Per resolve chamar Marie para realizarem um projeto juntos em 1986. A banda se chamaria Roxette. Então houve o lançamento do primeiro single, "Neverending Love", canção composta por Per no começo de 86. O Roxette lança seu primeiro álbum, "Pearls Of Passion" e rapidamente se torna um sucesso em absoluto. 1987 foi um ano promissor, em que "Pearls Of Passion" já era platina e deu origem a dois compactos que viraram ouro. Também neste ano, o Roxette fez turnês pela Suécia, chegando a tocar para até cem mil pessoas a céu aberto. Marie grava "Efter Stormen", enquanto o single de It Must Have Been Love (Christmas For The Broken-Hearted), uma balada natalina, eleva ainda mais o prestígio do Roxette. Em 1988, ainda com a produção do sempre colaborador Clarence Öfwerman, eles lançam "Look Sharp!". O sucesso do segundo álbum na Suécia é absoluto (até hoje só perdendo para o "The Album" do ABBA), e se completa quando um estudante americano que fazia intercâmbio na Suécia, fascinado pelo som da banda, levou um CD da dupla para os Estados Unidos. Depois de apresentar a faixa "The Look" para a rádio KDWB de Minneapolis, a música tem excelente aceitação pelos ouvintes e é copiada em cassete para distribuição em outras rádios. Em 1989, "The Look" é distribuído pela EMI e se torna número 1 nos EUA, e ainda em outros 24 países. No mês de outubro é a vez de "Listen To Your Heart" chegar ao topo das paradas. Look Sharp! vende mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo.
No ano de 1990, o Roxette regrava "It Must Have Been Love" (que desta vez não tem insinuações natalinas) para que a música faça parte do filme "Pretty Woman"("Uma Linda Mulher") e mais uma vez o Roxette é número um nos EUA. Inspirado por uma declaração de Paul McCartey onde ele dizia que escrever músicas com John Lennon era uma "joyride"(em português, algo como "passeio divertido"), Per concebeu "Joyride"em 1991. O álbum "Joyride" vende dez milhões de cópias em todo o mundo e a canção-tema chega a ser número 1 nos EUA. O Roxette faz a turnê mundial "Join The Joyride".
Em 1992 o álbum "Tourism"é lançado, contendo versões ao vivo e canções gravadas durante a turnê anterior. A faixa "How Do You Do!"é mais um single de sucesso. No mesmo ano, Marie põe nas lojas seu novo álbum solo, "Den Ständiga Resan". O Roxette participa do "MTV unplugged" no ano de 1993 e grava "Almost Unreal", que acaba por ser faixa principal da trilha sonora do filme "Super Mario Bros". A faixa é bem-sucedida, mas não se pode dizer o mesmo quanto ao filme...Com o lançamento do single de "Sleeping In My Car"em 1994, o Roxette prova ser uma banda muito versátil e aposta no sucesso de seu novo álbum, "Crash!Boom!Bang!" que tem como faixa principal a música de mesmo nome. Começa a turnê mundial do novo álbum. Em 1995 a banda lança "Don't Bore Us-Get To The Chorus", uma compilação dos seus maiores sucessos com 4 músicas novas, gravadas em Julho e Agosto do mesmo ano. O single de uma das canções, "You Don't Understand Me", faz o sucesso esperado. No mês de outubro de 1996, o álbum "Baladas En Español"(uma regravação de músicas do Roxette em espanhol) é lançado na Holanda e posteriormente em outros países. É realizado apenas um vídeo de uma das músicas deste álbum, "Un Dia Sin Ti". No mesmo ano, é lançado o álbum "I En Tid Som Var", da Marie. Já no início de maio de 1997, Per Gessle lança seu primeiro álbum solo em inglês: "The World According To Gessle", que é então lançado em vários países. No dia 27 de outubro do mesmo ano, "Pearls Of Passion", primeiro álbum do Roxette, é relançado contendo faixas bônus.

CityGlobe

Verox