KIM IL SUNG: LÍDER DA CORÉIA DO NORTE

KIM IL SUNG: LÍDER DA CORÉIA DO NORTE
Kim Il-Sung (Pyongyang, 15 de abril de 1912 — Pyongyang, 8 de julho de 1994) foi o líder da Coreia do Norte da fundação do país em 1948 até a data de sua morte. Sucedeu-lhe como líder seu filho, Kim Jong-il. Exerceu o cargo de primeiro-ministro de 1948 a 1972 e de presidente de 1972 até sua morte. Foi também o secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coréia, em que era o comandante autocrático. Como líder da Coréia do Norte, partiu de uma ideologia marxista-leninista até formular a Idéia Juche baseada no culto à personalidade. Conhecido como Grande Líder, Kim Il-sung é oficialmente o Presidente Eterno da Coréia do Norte, segundo a constituição do país, sendo seu aniversário de nascimento e morte feriados no país. Este presidente é considerado um deus norte-coreano até hoje; no mausoleu onde està sepultado, tem empregadas que choram 24 horas por dia.

Vida pessoal

Kim Il-sung desfrutou relações íntimas com inúmeras mulheres, incluindo atrizes de cinema, dançarinas, modelos profissionais, suas próprias secretárias, enfermeiras de boa aparência e "kisaengs" - o equivalente coreano da gueixa. Kim Il-sung casou-se com Kim Jong-suk, que aceitava com submissão o caráter mulherengo do marido - e como se não bastasse existem rumores de que ela era maltratada por ele. Ela morreu em 1949, com 32 anos.

Os rumores na época eram de que se suicidara com um tiro ou com veneno. Oficialmente foi anunciado o seu falecimento em decorrência de um ataque cardíaco. Logo após a morte da primeira esposa, Kim Il-sung desposou Kim Song-ae, uma bela mulher vinte anos mais nova que ele, e já grávida de um menino, Kim Pyong-il. No final de sua vida Kim Il-Sung passou a exigir transfusões de sangue de jovens virgens para si, na esperança que sangue jovem lhe prolongasse a vida.

CityGlobe

Verox