ARISTÓTELES: POETA E COMEDIÓGRAFO

Tags


ARISTÓTELES
Poeta e comediógrafo grego (450-380 a.C.). Sua obra até hoje continua exercendo influência sobre o teatro universal. Das 56 obras que escreveu somente 11 estão conservadas. Aristóteles usou o pseudônimos de Calístrato e Filônides . Em suas comédias realiza uma fina sátira das correntes filosóficas. As principais obras de Aristóteles são: As rãs, A festa de Deméter, As vespas, As nuvens, Os pássaros, A assembléia das mulheres, Os babilônios e outras. É de se destacar que as mulheres gregas não podiam assistir às peças teatrais cômicas.

Aristóteles defendia que a função principal da educação era conduzir o homem à felicidade. A sua filosofia da educação, apresentada na Política, constitui no entanto uma fraca evidência do que se passava a nível do Liceu. Em primeiro lugar, as perspectivas educacionais para que Aristóteles aponta são somente aplicáveis numa comunidade politicamente ideal, em que a educação seria apoiada e estritamente regulamentada pelo estado ao contrário do que se passava em Atenas, onde, como sabemos, as instituições escolares eram privadas. Em segundo lugar, na Política, Aristóteles refere essencialmente a estruturação da educação elementar e pré-elementar, níveis de ensino estes que não são contemplados pela sua escola.

Segundo Aristóteles, o ser humano ao nascer é como um rio sem leito, que não sabe para onde vai e que a educação, ao longo do seu amadurecimento, deve guiar. Aristóteles aceita a educação tradicional grega, considerando no entanto que esta deve ensinar conceitos úteis e necessários à vida prática. Por outro lado, Aristóteles defende que a virtude moral e o bom carácter também devem ser ensinados, considerando que tais atributos não eram inatos no ser humano.

CityGlobe

Verox