MAURICE EVANS: ATOR ESTADUNIDENSE


Maurice Evans (cuja pronúncia correta é Morris e não afrancesada como muitos o fazem) nasceu em Manchester, Inglaterra, no dia 3 de junho de 1901. Filho de um farmacêutico gaulês, juiz de paz local e um apaixonado pelo teatro, onde fez muitas adaptações de vários livros para o teatro. Maurice começou muito cedo na dramaturgia com peças adaptadas pelo seu pai do romance Under de Greenwood Tree de Thomas Hardy. Ainda quando menino, depois que sua família mudou-se para Londres, ele cantava no coro de igreja de St Andrews. Seu primeiro grande atuação aconteceu em 1926 onde ele interpretou Orestes de The Orestia, em Cambridge.

Maurice Evans como Richard II

Porém o seu grande desempenho foi em Lieutenant Raleigh in Journey´s End que foi uma sensação em Londres. Como resultado disso apareceram outros papéis principais entre 1930 e 1934. Desempenhou vários papéis Shakesperianos como Falstaff, Hamlet e Henry IV, e em 1953, ele juntamente com o amigo George Schaefer produziu Teahouse of the August Moon com David Wayne. Essa peça era uma sátira sobre unidade do exército dos Estados Unidos em democratizar uma ilha do Pacífico, percorreu a Broadway com muito sucesso e conseguiu até o prêmio Pulitzer Prize, bem como um Tony Award em 1954.

Maurice Evans em Planet of the Apes (1968)

e Beneath the Planet of the Apes (1970)

Enquanto a peça Teahouse ainda estava prosperando, Evans, juntamente com Emmett Rogers produziu No Time for Sergeants. Esta peça foi um sucesso durante dois anos e fez com que a estrela de Andy Griffith surgisse em 1958. A peça contava também com a presença do ator Roddy McDowell. Em 1955, Evans assinou contrato com a Hallmark Hall of Fame onde produziu pequenas peças para Hamlet (1953), Macbeth (1954), Richard II (1954), Dial M for Murder (1958), The Tempest (1960) e Alice in Wonderland (1954), em que também serviu como narrador.

Maurice Evans em Planet of the Apes (1968)

e Beneath the Planet of the Apes (1970)

No cinema incluem-se trabalhos em Wedding Reheasal 91932), Scroge (1935), Planet of the Apes (1968), assim como a primeira sequência, Beneath the Planet of the Apes (1970), e Rosemary´s Baby. Na televisão, além de representar o pai de Samantha em A Feiticeira, participou de Batman, como Puzzler em dois episódios, I Spy (Os Destemidos), Name of the Game, The Mod Squad, Search entre outros.

Maurice Evans - Agnes Moorehead - Dick York

Depois de A Feiticeira em 1972, Evans realizou em 1980 uma excursão com Holiday (uma comédia de Philip Barry de 1928) e também participou do telefilme The Girl, The Gold Watch e Everything com Pam Dawber. Um dos seus últimos trabalhos foi no filme Mistério no Caribe (1983). Maurice Evans faleceu em 12 de março de 1989 em Brighton, Inglaterra, aos oitenta e sete anos.

CityGlobe

Verox