SEU MADRUGA: RAMÓN GÓMEZ VALDÉS Y CASTILLO

Tags

Ramón Gómez Valdés y Castillo
Ramón Gómez Valdés y Castillo (Cidade do México, 2 de setembro de 1923 – Cidade do México, 9 de agosto de 1988) foi um ator mexicano. Ainda hoje, seu personagem Seu Madruga (Don Ramón, na versão original) é cultuada, havendo diversas páginas, blogs e comunidades no site de relacionamentos Orkut em sua homenagem. Casou-se três vezes (uma delas com a cantora Aracely Julián) e teve dez filhos. Faleceu de câncer de pulmão, ocasionado pelo fumo excessivo, que depois espalhou-se para o estômago.

Atuou em vários filmes no seu país desde a década de 1940, porém atingiu sua maior popularidade com a figura hilária do "Don Ramón", "Seu Madruga" no Brasil, do seriado de televisão Chaves (El Chavo del Ocho). Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, sempre teve grande admiração por Ramón Valdés e dizia que era o único que o fazia "chorar de rir" durante as gravações dos programas, que duraram aproximadamente uma década. Seu personagem na Vila do Chaves, apesar do humor simples, trazia a situação da América Latina de desemprego generalizado e dependência de sub-empregos. Seja como pedreiro, vendedor ambulante de objetos usados ou leiteiro, ele sobrevivia enquanto o proprietário da vila, "Seu Barriga" (Edgar Vivar), não o expulsava da casa por não pagar o aluguel. No início da carreira, atuou em pequenos filmes junto com seus irmãos, também atores, e também com papéis nos filmes de Cantinflas, famoso comediante mexicano dos anos 60. Mas foi no seriado O Chaves, que realmente teve destaque e conquistou a platéia de diversos países, principalmente América Latina.

  • Curiosidades
Amigos mais próximos dizem que Ramón Valdés gostava de usar roupas cômodas e que não se misturava muito em festas, era extremamente calmo e muito diferente de seu personagem Seu Madruga. Curiosidade ou não, as roupas com que Valdés atuavam era as mesmas que ele andava no dia-dia. Um amante do cinema, trabalhou em mais de cinqüenta filmes, às vezes trabalhava em cinco filmes no mesmo ano, na maioria das vezes ao lado de seu irmão Cantinflas ou de seu colega Chespirito. Ramón Valdés possuía um problema mental, mas isso não afetava sua interpretação. O ator chegou a ser considerado um dos melhores do México. Chespirito conta que ele era genial, decorava os textos rapidamente e era o que menos falhava em cena. Nascido no berço de ouro do humor, o ator foi irmão de dois grandes atores humorísticos: os inesquecíveis Manuel Valdés "El Loco" e German Valdés "El Tin Tan". Valdés possuía uma amizade muito forte com Carlos Villagran (Kiko) e Angelines Fernandes (Dona Clotilde). Em 1979, Ramon abandonou o seriado de Chespirito em respeito a seu amigo Villagran, e junto a ele, foi fazer os programas de Kiko na Venezuela. Antes de morrer devido a um câncer no estômago, que se originou no pulmão pelo fumo em excesso, Ramon havia casado três vezes e deixado dez filhos. Em 9 de agosto de 1988 o humor ficou mais pobre, morria Ramón Valdés, deixando milhões de fãs espalhados por todo o planeta.

CityGlobe

Verox