ALVISE (LUIGI)CORNARO - ESCRITOR E NOBRE VENEZIANO

Tags

Alvise (Luigi) Cornaro, também conhecido como Alvise Corner (Veneza, 1467 - Pádua, 08 de maio de 1566) foi um escritor italiano e nobre veneziano.

O filho de um dono de hotel em Pádua, durante sua longa vida, tentando ser reconhecido pela República de Veneza como membro da nobre família Cornaro - sem sucesso - provavelmente porque era descendente de Marco Doge Cornaro (nascido em 1286). Casou em 1517 com Verônica Agugia e deste casamento nasceu sua filha, Claire, casada com o nobre Giovanni Cornaro, da mesma família a que Alvise Luigi queria pertencer.

As boas condições econômicas decorrente de uma herança e uma predisposição para os negócios e investimento, foi capaz de se envolver em estudos de hidrelétricas, agricultura e arquitetura. Ele construiu casas e edifícios, se dedicou a projetos de recuperação de várias terras no território de Veneza, especialmente represas para controlar a água, a fim de ampliar as áreas cultivadas.

Elaborou projetos referentes ao aproveitamento dos recursos hídricos que na qual propôs um projeto proposta para combater o assoreamento de rios e lagos. Fez o desvio do rio Brenta e ligou a lagoa ao mar, expandindo-o para o continente. Comunicando ao magistrado Christopher Sabbadino, a proposta de utilizar os canais escavados para conter o desgaste dos canais de Veneza.

Na sua qualidade de patrono protegido vários artistas, incluindo o Angelo Beolco Il Ruzante. Ele apoiou o pintor e arquiteto Giovanni Maria Falconetto, que ficou conhecido pelo o bispo de Pádua, que encomendou a contrução da Villa dei Vescovi. A Falconetto, Alvise Cornaro encomendou o jardim de sua casa, em Pádua, incluindo a Loggia e Odeo Cornaro, o Odeon, construída a partir de 1524 e inspirado pelos exemplos clássicos (nomeadamente Vitruvius), é considerada uma das primeira experiência no teatro moderno. Sugerida para construir um teatro em uma ilha artificial no Grande Canal de Veneza, em frente da Piazza San Marco.

A partir de 1538 ele tinha relações com o jovem arquiteto Andrea Palladio.

Depois de escrever um tratado sobre a arquitetura e da Água (1566), escreveu o tratado que lhe deu fama, a conversa sobre a vida sóbria. Quarenta anos recuperou a saúde depois de um período de doença e do sofrimento causada durantes sua vida dissoluta na juventude, ele escreveu o tratado publicado pela primeira vez em Pádua em 1558 e seguido por três outras obras semelhantes, em 1561, 1563 e 1565. Nele, escrito quando ele tinha oitenta e três anos, tornou-se consciente de sua experiência e alguns sugeriram regras de chegar à velhice na plenitude da saúde física e mental, a partir da dieta diária composta de 12 gramas de comida e 20 ml de vinho, a partir daí passou a ser considerado como o invetor da dieta.

Aos 85 anos, Alvise (Luigi) Cornaro definia sua saúde da seguinte forma:
"Eu estou tão ágil que eu ainda posso andar e subir escadas e declives acentuados com facilidade. Estou de bom humor e não cansado da vida. Acompanho homens de gênio, que se destacam em conhecimento e virtude. Quando eu não posso desfrutar de sua companhia, eu faço um livro de leitura e escrita. Eu durmo bem e os meus sonhos são agradáveis e relaxantes. Eu acredito que a maioria dos homens, se eles não eram escravos de seus sentidos, paixões, ganância e ignorância, poderia desfrutar de uma vida longa e feliz, marcadas pela moderação e prudência. "

E, provavelmente, não estava mentindo, contando com a idade de setenta anos após o capotamento do carro que ela estava viajando, ele quebrou um braço e uma perna, mas se recuperaram totalmente. Morreu no dia 08 maio de 1566 com a idade de 102 anos.

Seu retrato de Tintoretto é preservada no Palazzo Pitti.

Obras
  • Como viver cem anos - o Sermão da vida sóbria:
  • Primeira Palestra: A saudáveis e temperadas Segundo Discurso: o método mais seguro do remédio Constituição une maladie
  • Terceiro Discurso: uma forma de desfrutar de um completo bem-estar em idade avançada
  • Discurso Quarto: Uma chamada para uma vida regular e sóbria para os anos avançados.
Fonte: Wikipédia (Traduzido do Italiano)

CityGlobe

Verox