FERNANDO BOTERO - ILUSTRADOR COLOMBIANO

Tags

Fernando Botero, nasceu em 19 de abril de 1932, em Medellin, Colômbia.

Em 1948, ele começou trabalho como um ilustrador. Em 1950,na Europa conheceu a Academia de San Fernando em Madrid, copiando Velázquez e Goya no Museu do Prado. Botero mudou-se para Bogotá em 1951 e realizou a sua primeira mostra internacional no Leo Matiz GaI. Partindo para Madri em 1952, estudou na Academia de San Fernando. De volta à Colômbia, lecionou na Escola de Belas Artes da Universidade Nacional.

Ficou no México em 1956-57 e a experiência de Muralismo influenciou sua futura direção. Suas obras sofreram influência do renascimento italiano, onde experimentou a criação do volume em suas obras, expandindo as figuras e comprimindo o espaço em torno delas, uma qualidade que continua possibilitando ao pintor retratos de grupos imaginários e paródias sobre o trabalho de mestres famosos.

O artista Fernando Botero é um dos observadores mais agudos da conjuntura colombiana e é interessante notar os dois traços mais salientes de quase toda a sua obra: suas figuras são gordas e têm a boca fechada. Parecem pessoas que recebem comida em troca de seu silêncio.

Para este artista a cor é fundamental nos seus quadros porque dá a vida a pintura. Nos seus quadros somente existe a forma, a cor interior e também o exagero. Há quem não goste de suas pinturas e esculturas, outros tantos que vejam em sua obra uma apologia à obesidade. Mas a obra de Botero é uma releitura instigante dos ideais de beleza do Renascimento.

CityGlobe

Verox