![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNEe7u2K7UoY_AqAuAnTq1RvV-AmUsCEHQQwy4NlB-YSYG7qTWPwRC1TFxzqgLlyE5XiWOc2aHRdRx3xwD8m9vLXPxlPbwDHxSXVovJtbNdfhTI8q5a9PzOMIv0zP07-ZSRYxZlU-snZk/s1600/AAA.jpg)
Estudos
Gidzenko concluiu a Escola Superior de Pilotagem Militar em Kharkov (Ucrânia) em 1983, e o curso de Geodesia e Cartografia da Universidade Estatal de Moscovo em 1994.
Condecorações
Herói da Federação Russa
Experiência
Depois de concluir a escola de pilotagem em 1983, Gizdenko serviu na Força Aérea como piloto e piloto sénior.
Entre Dezembro de 1987 e Junho de 1989, cumpriu o treino básico para o espaço na qualidade de candidato a cosmonauta de testes. Desde Setembro de 1989, cumpriu treino avançado como candidato a cosmonauta de testes.
Gidzenko é instrutor de treino geral de pára-quedismo. Tem no currículo um total de 145 saltos de pára-quedas.
De Março a Outubro de 1994 treinou para um voo espacial como comandante de reserva (17ª Expedição Primária/Programa Euro-Mir-94).
De Novembro de 1994 a Agosto de 1995 treinou para um voo espacial a bordo do veículo de transporte Soyuz TM e do complexo orbital Mir na qualidade de Comandante da Tripulação Principal da Expedição 20 (programa Euro-Mir-95). Yuri Gidzenko esteve a bordo da Mir de 3 de Setembro de 1995 a 29 de Fevereiro de 1996, somando 180 dias no espaço. Um dos membros da tripulação de Gidzenko foi um astronauta da ESA.
Em Outubro de 1996, foi nomeado para a tripulação da ISS-1 na Expedição 1, e começou o treino de piloto da ISS e de comandante do veículo de transporte Soyuz. Yuri Gidzenko esteve a bordo da Soyuz/ISS/Space Shuttle entre 31 de Outubro de 2000 e 21 de Março de 2001 e somou mais 140 dias no espaço.
Desde Agosto de 2001, Gidzenko treinou como comandante da tripulação do Taxi-3. O lançamento teve lugar a 25 de Abril de 2002 a bordo da Soyuz-TM34. Gidzenko regressou à Terra a 5 de Maio de 2002 a bordo da Soyuz-TM33, somando mais 9 dias no espaço. O seu total é, pois, de 329 dias no espaço
Durante o primeiro voo, Gidzenko realizou duas actividades extra-veiculares. A primeira teve lugar a 8 de Dezembro de 1995 e durou apenas 29 minutos; a segunda teve lugar dois meses mais tarde, a 8 de Fevereiro de 1996, e durou 3 horas e 6 minutos.