ALBERT PINKHAM RYDER - ARTÍSTA PLÁSTICO AMERICANO

Albert Pinkham Ryder
Albert Pinkham Ryder nasceu no porto baleeiro de New Bedford, Massachusetts, em 19 de março de 1847. Em 1870 fixou residência em Nova York, onde fez uma breve formação artística. Pintor criativo e solitário, suas primeiras telas, como "Os trabalhadores do mar", anterior a 1884, refletem a fascinação pelo oceano, símbolo da atormentada existência humana e das forças insondáveis da natureza.

De temperamento místico e romântico, com tendência à alegoria, o pintor americano Albert Ryder, que se manteve sempre distante dos círculos artísticos oficiais dos Estados Unidos, criou um mundo fantástico em suas paisagens e marinas.

As paisagens e marinhas de Albert Ryder destacam-se no conjunto da pintura americana pelo acentuado romantismo. Ao longo de sua vida, pintou cerca de 150 telas de datação imprecisa. As recriações de motivos literários e religiosos, como "Macbeth e as bruxas", "O templo da mente", "Jonas", "Claridade da Lua" e o já citado "Os trabalhadores do mar", destacam-se entre seus quadros mais famosos. Suas obras são permeadas de luzes em tons de amarelo, em geral representando o luar, que intensificam a melancolia dos quadros. Depois de passar os últimos anos na pobreza e cercado de poucos amigos, Ryder morreu em Elmhurst, Nova York, em 28 de março de 1917.

CityGlobe

Verox