EDWARD ALBEE - ESCRITOR AMERICANO

Edward Albee
Edward Franklin Albee nasceu perto de Washington D.C. em 12 de março de 1928. Órfão, foi adotado por uma família de Nova York, onde passou a infância. Começou escrevendo ficção e poesia, mas depois encaminhou-se para o teatro. Em 1959 deu a conhecer sua primeira peça, em um só ato, The Zoo Story (Conto do zoológico), que teve de estrear em Berlim, pois os teatros de Nova York não a aceitaram.
A introdução nos Estados Unidos das novas tendências dramáticas européias, particularmente das concepções do teatro do absurdo, na segunda metade do século XX, foi em grande parte obra de Edward Albee.

Depois de escrever outras peças em um ato, Albee empregou em The American Dream (1960; O sonho americano) uma estrutura teatral de maior complexidade. Nela, combinava a concepção pessimista da vida, própria do teatro do absurdo, com a crítica à sociedade americana. A peça inaugurou um estilo, que seria a marca do teatro de Albee, no qual a ação   se assemelha a um psicodrama ou a um happening, em contraposição ao espetáculo tradicional. A platéia não se limita a contemplar o que ocorre no palco, mas é levada a participar da angústia coletiva.

Esse teatro da inquietação, como foi denominado, alcançou seu melhor momento com Who's Afraid of Virginia Woolf? (1962; Quem tem medo de Virgínia Woolf?), transposta para o cinema em 1966, ano em que Albee ganhou seu primeiro Prêmio Pulitzer com A Delicate Balance (Um equilíbrio delicado). A enorme força de Virginia Woolf reside precisamente em sua estrutura psicodramática, na qual a ação transcorre em torno de dois temas: a guerra dos sexos e o conflito de gerações.

Dentro da produção dramática de Albee a partir da década de 1970 destacam-se Seascape (1975; Paisagem marinha), peça com que ganhou seu segundo Prêmio Pulitzer e que confirmou a postura socialmente engajada do autor, e Counting the Ways (1976; Contando os caminhos). A polêmica versão teatral de Lolita, romance de Vladimir Nabokov, realizada em 1981, refletiu o inconformismo de Albee, cuja influência sobre o teatro contemporâneo é notável.

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