Juan Bautista Alberdi
O conhecimento da filosofia política e da cultura anglo-saxônica em geral inspirou as concepções liberais de Alberdi, cuja obra influenciou a constituição argentina de 1853.
Juan Bautista Alberdi nasceu em San Miguel de Tucumán em 20 de agosto de 1810. Filiado desde muito jovem ao Partido Liberal, em numerosos textos analisou a estrutura econômica e social de seu país, criticando o atraso criado pela colonização espanhola e defendendo a industrialização como única forma de progresso. Segundo Alberdi, a classe capaz de levar a cabo essa industrialização -- a burguesia -- não existia na Argentina, pelo que considerava imprescindível a imigração européia.
Alberdi foi durante algum tempo figura central da vida política argentina. De sua extensa produção literária, cabe destacar Bases y punto de partida para la organización política de la República Argentina (1852), El crimen de la guerra (edição póstuma, 1915) e La República Argentina consolidada en 1880 con la ciudad de Buenos Aires por capital (1881).
Na década de 1850 Alberdi exerceu postos diplomáticos em várias cidades européias. Ao se retirar da atividade pública, dedicou-se a escrever. Morreu em Paris em 18 de junho de 1884.