ALEXANDER G. BAUMGARTEN - SOCIÓLOGO ALEMÃO

Tags

Alexander G. Baumgarten
Alexander Gottlieb Baumgarten nasceu em Berlim em 17 de julho de 1714. Sensível à influência de Leibniz e Christian Wolff, lecionou em Halle e em Frankfurt-sobre-o-Oder. Sua obra mais significativa, escrita em latim, foi justamente a Aesthetica (1750-1758), na qual criou o vocábulo.

Para definir a "ciência do belo" ou "crítica do gosto", Baumgarten criou a palavra "estética". Malgrado objeções iniciais, o neologismo ganhou curso nas décadas seguintes.

Os problemas da estética já haviam sido discutidos antes, mas a Baumgarten coube o mérito de ser o primeiro a integrá-los numa disciplina à parte dos outros ramos da filosofia. Sua contribuição mais lembrada foi propor a divisão da gnosiologia, a teoria do conhecimento formulada por ele, em inferior, que se ocuparia do saber sensível, e superior, que trataria do saber intelectual. Incluiu a estética na primeira categoria, definindo-a como scientia pulchre cogitandi, "ciência do pensar belo e correto", cuja razão de ser é a perfectio cognitionis sensitivas, "a perfeição do conhecimento sensível".

Contra a tradicional assertiva de que "a arte imita a natureza", Baumgarten deu relevo ao ato criador: a intervenção do artista, a seu ver, modifica forçosamente a natureza, pelo acréscimo dos elementos que a sensibilidade projeta na apreensão do real. Autor de várias outras obras, nas quais abordou, em especial, problemas de lógica, ética e teologia, Baumgarten morreu em Frankfurt-sobre-o-Oder em 26 de maio de 1762.

CityGlobe

Verox