ALEXANDER HAMILTON - POLÍTICO AMERICANO

Alexander Hamilton
Alexander Hamilton nasceu em 11 de janeiro de 1757 na ilha de Nevis, nas Antilhas. De origem humilde, aos 11 anos começou a trabalhar no comércio da ilha de Santa Cruz. Autodidata, estudou matemática, história e ciências naturais. Em 1772, em  Nova York, ligou-se aos grupos que pregavam a independência e difundiu suas idéias em ensaios. Estudou no King's College, depois Universidade de Colúmbia, e em 1776 engajou-se na guerra de independência, como capitão de uma companhia de artilharia de Nova York, atraindo a atenção de George Washington, que o tomou como ajudante-de-campo e secretário particular, no posto de tenente-coronel. Só terminou o curso de direito em 1782, com a guerra praticamente no fim.

As idéias de Hamilton, um dos fundadores dos Estados Unidos, firmaram as bases da constituição desse país, elaborada na Convenção de Filadélfia, no final do século XVIII.

Representou o estado de Nova York na Convenção de Filadélfia (1787), da qual resultou a constituição dos Estados Unidos. Nos meses seguintes publicou uma série de textos em defesa da constituição que, com outros da mesma natureza, de James Madison e John Jay, tornaram-se clássicos da literatura política americana sob o título geral de Federalist Papers (Ensaios federalistas). O pensamento de Hamilton caracterizou-se pela oposição visceral ao poder descentralizado: o progresso e a soberania deveriam estar em mãos de um executivo forte, ao qual se subordinassem os governos estaduais. Adepto de um regime que privilegiasse o comércio e a indústria, combateu o agrarismo de Jefferson. Sob sua influência, a constituição americana tornou-se a magna carta da alta burguesia, mais voltada para a salvaguarda da propriedade que da liberdade.

Um dos articuladores da candidatura de Washington à presidência dos Estados Unidos, tornou-se em 1789 o primeiro secretário do Tesouro. Nessa função, consolidou a dívida pública da União e dos estados, fundou o banco nacional e lançou os fundamentos da industrialização do país. Em 1795 demitiu-se, devido à rivalidade com Jefferson, mas manteve forte influência política até a eleição deste para a presidência. Suas divergências com o político Aaron Burr chegaram a tal ponto que Burr o desafiou para um duelo e feriu-o mortalmente. Hamilton morreu no dia seguinte, 12 de julho de 1804, em Nova York.

CityGlobe

Verox