ALEXANDRE NEVSKY - GRÃO-PRÍNCIPE RUSSO

Tags

Alexandre Nevsky
Nascido em torno de 1220 na cidade de Vladimir, no principado do mesmo nome, Alexandre Iaroslavitch era filho de Iaroslav II. Príncipe de Novgorod desde 1236, Alexandre venceu os cruzados suecos, na batalha do rio Neva, em 1240, e dois anos depois derrotou os cavaleiros teutônicos enviados pelo papa Gregório IX. Ao morrer-lhe o pai, em 1246, os mongóis deram o principado de Kiev a Alexandre e o de Vladimir a seu irmão Andrei. Este traiu os mongóis e, em 1252, Alexandre recebeu o título de grão-príncipe de Vladimir.

Embora tenha prestado vassalagem aos mongóis da Horda de Ouro, Alexandre Nevski assentou as bases para a unificação da Rússia, a partir da cidade de Novgorod.

Alexandre, que em 1240 havia adotado o sobrenome Nevsky ("do Neva"), se esforçou por unificar o território russo sob seu comando, ao mesmo tempo em que apoiava o poder mongol, necessário para garantir sua própria autoridade. Em 1258 sufocou uma revolta popular em Novgorod para evitar a intervenção direta dos mongóis. Novas revoltas contra os coletores de impostos muçulmanos da Horda de Ouro rebentaram em 1262. Para restabelecer a ordem, contou com o apoio da Igreja Ortodoxa Russa.

Nevsky morreu em 14 de novembro de 1263 em Gorodets, na margem do Volga. Foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa em 1547.

CityGlobe

Verox