Alexis de Tocqueville | Sociólogo Francês

Tags

Alexis de Tocqueville | Sociólogo Francês

Alexis de Tocqueville | Sociólogo FrancêsCharles-Alexis-Henri-Maurice Clérel de Tocqueville nasceu em Paris, em 29 de julho de 1805. De família aristocrática, ingressou muito jovem no corpo de magistrados e em 1831 empreendeu uma viagem de nove meses aos Estados Unidos com o objetivo de estudar sua legislação penal. Os resultados dessa experiência foram seu primeiro livro, Du système pénitentiaire aux États-Unis et de son application en France (1833; Do sistema penitenciário nos Estados Unidos e de sua aplicação na França), escrito em colaboração com Gustave de Beaumont, e sobretudo o grande tratado De la démocratie (1835-1840). Nesse compêndio, permeado pela convicção de que uma sociedade adequadamente organizada pode preservar a liberdade dentro da ordem democrática, Tocqueville analisa a vitalidade, os excessos e as possibilidades de sobrevivência do modelo político americano.

Os textos de Alexis de Tocqueville constituíram um dos primeiros estudos em profundidade sobre os fundamentos do liberalismo e das instituições democráticas. Ainda na atualidade inspiram aqueles que rejeitam o totalitarismo político como forma de combater as injustiças e realizar o ideal de liberdade e igualdade social.

O sucesso internacional de sua obra, que lhe valeu a nomeação como membro da Academia Francesa em 1841, induziu-o a dedicar-se com maior empenho à política. Eleito deputado em 1839, adotou uma posição liberal, partidária das reformas democráticas e oposta às demandas revolucionárias. Em 1849 foi nomeado ministro de Assuntos Exteriores. Após o golpe de Napoleão III em 1851, que restringiu os poderes do Parlamento, negou-se a prestar juramento ao novo regime e abandonou toda atividade pública.

Em 1856 Tocqueville publicou sua segunda grande obra, L'Ancien Régime et la révolution (O antigo regime e a revolução), análise das circunstâncias econômicas, sociais e políticas que motivaram a revolução francesa, na qual uma vez mais o autor expressou sua confiança no modelo democrático.

A influência das teorias de Tocqueville, que morreu em Cannes, França, em 16 de abril de 1859, começou a declinar no final do século XIX, com o agravamento das desigualdades sociais nos países industrializados. O desafio totalitário à sobrevivência das instituições liberais, representado no século XX pelas duas guerras mundiais e pela grande depressão da década de 1930, despertou novo interesse pela obra do cientista político francês, vista como uma alternativa ao modelo marxista de mudança social.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org

CityGlobe

Verox