ALFRED JARRY - ESCRITOR FRANCÊS

Tags

Alfred Jarry
Escritor francês, Alfred Jarry nasceu em Laval, Mayenne, em 8 de setembro de 1873. Com 18 anos foi estudar em Paris, integrando-se aos meios literários e logo publicando seus primeiros trabalhos. Homem de vida desregrada, investiu contra as posturas solenes, zombou das convenções sociais e deixou-se finalmente consumir pelo álcool.

Precoce e culto, criativo e excêntrico, Jarry fez da escrita uma arma "contra todo o grotesco que há no mundo". Aos 15 anos de idade concebeu Ubu-roi, peça anárquica e alheia a todas as regras que antecipou o surrealismo, o teatro do absurdo e vários movimentos antiliterários surgidos durante o século XX.

Ubu-roi (1896; Ubu rei) surgiu como sátira à afetação de um professor com o qual Jarry estudara e que foi tomado por representante de um mundo adulto caricaturado. O personagem central é o Père Ubu, um tipo ridículo e repulsivo que se torna rei da Polônia e simboliza a estupidez e avareza da burguesia. A  peça estreou no Théâtre de l'Oeuvre em 10 de dezembro de 1896. A reação da platéia, no entanto, foi muito negativa.

Jarry retomou o tema de Ubu em três outras peças e publicou dois almanaques ilustrados sobre o personagem, com desenhos de sua autoria. Escreveu poemas, diversos textos avulsos e livros de caráter experimental, como L'Amour absolu (1899; O amor absoluto) e Le Surmâle (1902; O supermacho), que chamou de "roman moderne". Em Gestes et opinions du docteur Faustroll, pataphysicien (1898; Gestos e opiniões do doutor Faustroll, patafísico), introduziu a patafísica, sua lógica do absurdo, ou "ciência das soluções imaginárias", que o situou como grande antepassado dos escritores rebeldes e malditos do século XX. Alfred Jarry morreu em Paris em 1º de novembro de 1907.

CityGlobe

Verox