ALPHONSE DAUDET - ESCRITOR FRANCÊS

Tags

Alphonse Daudet
Alphonse Daudet nasceu em Nîmes, na Provença, em 13 de maio de 1840. Aos 17 anos se mudou para Paris, onde colaborou em jornais e escreveu para o teatro. Seu fracassado drama L'Arlesienne (1863; A arlesiana), seria mais tarde musicado por Bizet. A celebridade viria com as narrativas de caráter realista. Dentre estas, destacaram-se Lettres de mon moulin (1869; Cartas de meu moinho), coletânea de histórias ambientadas na terra natal, e Les Aventures prodigieuses de Tartarin de Tarascon (1872; Tartarin de Tarascon), romance que narrava as divertidas andanças do protagonista pela Argélia. Tartarin, um burguês provençal, dono de uma imaginação exaltada e romântica, era um misto de Dom Quixote e Sancho Pança. Mais tarde, Daudet escreveria mais dois livros com o personagem: Tartarin sur les Alpes (1885; Tartarin nos Alpes) e Port-Tarascon (1890; O Porto de Tarascon).

As narrativas regionais de Daudet, céticas e nostálgicas, descrevem os tipos provençais com crueza, humor e ironia, qualidades que permitiram a seu autor ultrapassar os limites do naturalismo.

Escreveu ainda Jack (1876) e Sapho (1884), história da ligação de um jovem do interior com uma atriz parisiense, mas sobrevivem apenas as narrativas humorísticas. Daudet faleceu em Paris, em 15 de dezembro de 1897.

CityGlobe

Verox