ANDRÉ KERTÉSZ - PINTOR HÚNGARO

Tags

André Kertész
André Kertész nasceu em Budapest, Hungria, em 2 de julho de 1894. Enquanto trabalhava na Bolsa de Valores, em 1912, começou a fotografar. Serviu no Exército de seu país na primeira guerra mundial e foi gravemente ferido. Após a guerra, como Budapeste não lhe oferecesse suficiente campo profissional, transferiu-se para Paris. Na capital francesa, tornou-se o historiador-fotógrafo dos círculos artísticos e culturais das décadas de 1920 e 1930, e suas fotos foram estampadas nos principais jornais europeus. Em 1928 expôs, com êxito, no Primeiro Salão Independente de Fotografia.

A câmera de Kertész buscava pintar a realidade, num estilo espontâneo que exerceu indelével influência no fotojornalismo e na fotografia comercial, principalmente de moda.

Em 1936 mudou-se para Nova York e se naturalizou americano em 1944. Trabalhou para as maiores revistas dos Estados Unidos, e em 1964 o Museu de Arte Moderna de Nova York exibiu uma retrospectiva de sua obra. Entre os seis livros que publicou, sobressaem André Kertész, Photographer (1964) e André Kertész: Sixty Years of Photography (1972). Kertész morreu em Nova York em 27 de setembro de 1985.

CityGlobe

Verox