ALEXIS KAGAME - FILÓSOFO E POETA RUANDÊS

Tags

Alexis Kagame (15 maio, 1912 - 02 de dezembro de 1981) foi um filósofo Ruanda, lingüista, historiador, poeta e sacerdote católico. Suas principais contribuições foram no campo da "etnofilosofia" (o estudo dos indígenas sistemas filosóficos).

Como professor de teologia, realizou ampla pesquisa sobre a história oral, tradições e literatura de Ruanda, e escreveu vários livros sobre o assunto, em francês e Kinyarwanda. Ele também escreveu a sua poesia Kinyarwanda própria, que também foi publicada.

Kagame era também ativo no campo político, e foi visto. A partir da década de 1940 como o líder intelectual dos Tutsi cultura e direitos no âmbito do sistema colonial .

Vida
Kagame nasceu em Kiyanza, Ruanda, para uma longa linhagem de historiadores da corte. Sua família tinha status elevado no reino de Ruanda, sendo da classe dirigente tutsi, além de pertencer a um grupo chamado Abiru, os historiadores tradicionais no tribunal do Mwami (rei). Na época de seu nascimento, o Ruanda foi uma colônia alemã, mas o Mwami ainda tinham um poder considerável que as autoridades coloniais governado indiretamente por meio dele. Quando a área passou para a Bélgica, sua família se converteu ao catolicismo. Após freqüentar uma escola missionária, ele estudou no Seminário Regional Nyakibanda e foi ordenado sacerdote em 1941. Durante este tempo, ele foi também o editor de um jornal católico. Em 1950, ele se tornou o primeiro Africano para ganhar participação no Royal Institut Colonial Belge (mais tarde chamados a Académie Royale des Sciences d'Outre-Mer).

A virada veio em 1952, quando escreveu Le Code des Instituições Polititiques de Ruanda (em apoio do seu amigo rei Mutara III), que foi uma defesa do sistema feudal tutsi. O regime colonial encontrei este perturbador e pressionaram o bispo em sua reposting-lo para Roma. Enquanto isso, ele estudou na Universidade Gregoriana e obteve seu grau de doutorado em filosofia. Ele também se tornou um membro do "Les Prêtres Noirs", um grupo de estudantes de Teologia que queria contratar o cristianismo como uma base para as aspirações nacionalistas Africano [2].

Depois de retornar a Ruanda, em 1958, tornou-se professor no seminário católico e um membro proeminente do movimento de independência que, apesar de sua identificação com a monarquia tutsi, pode tê-lo salvo durante a revolta hutu em 1959. Mais tarde ele se tornou um dos primeiros professores da nova Universidade de Ruanda (1963) e professor visitante da Universidade de Lubumbashi. Após a independência de Ruanda, tornou-se um forte defensor da africanização do cristianismo, afirmando que atitudes missionárias foram ainda prevalece. Ele morreu em 1981, durante uma visita a Nairobi.

Trabalho
Política
De acordo com Claudine Vidal, o objetivo primordial Kagame foi a criação de uma monarquia constitucional. Kagame estudos retratada uma sociedade pré-colonial de Ruanda em que a clientela ubuhake gado criado uma sociedade harmoniosa que permite a mobilidade social fácil. Ele eventualmente em parceria com o antropólogo belga Jacques Maquet, que retrabalhadas em tese Kagame altamente influentes trabalhos académicos. pesquisa acadêmica em grande parte posteriormente desmentida a representação Kagame-Maquet de uma idílica sociedade pré-colonial, tendo em conta o contrato terra uburetwa degradante. Uburetwa foi amplamente ignorado pela Maquet, cuja pesquisa se baseou em manuscritos Kagame. Representação Kagame de um estábulo, a nação socialmente progressista, assim como seus mapas mostrando a influência territorial extensa, foram utilizados pela Frente Patriótica Ruandesa no final de 1990 para justificar seu governo e da invasão do leste da República Democrática do Congo.

Lingüística
Sua reputação internacional linguística se baseia principalmente em duas obras:

* La Philosophie Bantu-Rwandaise de l'Être (1956): uma análise da língua Kinyarwanda e cultura no que se refere ao seu conceito de "Ser". e,
* La Philosophie comparée Bantu (1976): um estudo mais amplo, incluindo todas as línguas bantu.

Nessas obras, Kagame tenta demonstrar que a estrutura das línguas Bantu revela uma ontologia complexa que é a única Africano na natureza. Críticos afirmam que ele está impondo conceitos aristotélicos sobre algo que não é lógico. Em outras palavras, que a estrutura da linguagem não foi conscientemente concebida, mas sim, desenvolvido de forma aleatória por um longo período e, portanto, é a causa, não o efeito, do modo como as pessoas pensam.

Outros trabalhos
* Un Abrégé de l'histoire du Etno-Ruanda. Butare, Éditions Universitaires du Ruanda, 1972-1975. 2 volumes
* Grandes Introdução aux Lyriques Gêneros de l'Ancien Ruanda. Butare, Éditions Universitaires du Rwanda, 1969
* Les Milices du Ruanda pré-colonial. Bruxelas, 1963

Ele também escreveu vários livros de poesia e traduziu a Bíblia em Kinyarwanda

CityGlobe

Verox