ROCK HUDSON (ROY HAROLD SCHERER JR.) - ATOR ESTADUNIDENSE

Roy Harold Scherer Jr., conhecido profissionalmente como Rock Hudson (Winnetka, 17 de Novembro de 1925 — Los Angeles, 2 de outubro de 1985), foi um ator norte-americano, famoso pelos dramas que fez com o diretor Douglas Sirk e pelas comédias românticas que estrelou ao lado de Doris Day.

Biografia
Rock Hudson teve uma vida conturbada. Aos quatro anos foi abandonado pelo pai, Roy Harold Scherer, passando a ser educado com muita dificuldade pela mãe, Katherine Wood, uma empregada doméstica, na cama de quem dormiu até os quinze anos, no alojamento dos criados."

Estudou na New Trier High School, de Illinois. Ganhava alguns trocados entregando jornais. Aos dezoito anos, alistou-se na Marinha dos Estados Unidos, servindo na lavanderia. Foi quando sua sexualidade despertou. No meio de tantos rapazes, sentia-se inteiramente à vontade. Tentou até manter um comportamento viril para se mostrar um deles. Entrou para a universidade e, orientado por um professor, tirou várias fotos e enviou-as para vários agentes de artistas de Hollywood.

Em 1946, após dar baixa na Marinha, Roy foi para Los Angeles, onde trabalhou como caminhoneiro por dois anos para se sustentar, até que um encontro fortuito com o olheiro Henry Wilson em 1948 o tirou do anonimato. Wilson apresentou Roy para Ken Hodge, um produtor musical. Os dois se tornaram amantes. E foi numa festa, no apartamento de Ken, que Roy Sherer se tornou Rock Hudson. Os convidados decidiram que, se ele queria se tornar ator, deveria "renascer" com um outro nome. Ken pronunciou aleatoriamente "Rock", por causa do som duro; "Hudson" foi escolhido na lista telefônica.

Hudson estreou no cinema como coadjuvante no filme Sangue, Suor e Lágrimas (Fighter Squadron, 1948), de Raoul Walsh, e assinou um contrato com os Estúdios Universal que lhe garantia a realização de vinte e dois filmes em quatro anos. Seu primeiro grande papel a chamar atenção da crítica e do público foi no drama Sublime Obsessão (Magnificent Obsession, 1954), de Douglas Sirk, com quem faria alguns de seus melhores filmes.

Bem apessoado e com 1,93m, a partir daí sua carreira decolou como galã em vários westerns, dramas de guerra e comédias, estas principalmente, mas não só, ao lado de Doris Day. Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator pelo clássico Assim Caminha a Humanidade (Giant, 1956), de George Stevens, coestrelado por James Dean e Elizabeth Taylor, que se transformaria em uma de suas melhores amigas fora das telas. Ganhou quatro vezes o Golden Globe.

Liz Taylor admitiu que, durante as filmagens de Assim Caminha a Humanidade, sentiu-se atraída por Hudson. Tudo inútil, pois havia para o ator alguém bem mais atraente que ela - James Dean. Este era um bissexual assumido e extrovertido. Quando Dean morreu, Hudson chorou durante horas.

Porém de acordo com a última biografia autorizada por Rock Hudson (Rock Hudson - História de Sua Vida) escrita pelo próprio Rock Hudson & Sara Davinson, na página 122, Rock Hudson diz: "Eu não simpatizava com ele (James Dean) pessoalmente" confessa Rock, "mas isso não tem importância. Rock não se dava bem com "James Dean" porque na opinião de Rock, James Dean não era um "profissional". Rock Hudson e Elizabeth Taylor tiveram que passar o dia inteiro maquiados e vestidos, esperando James Dean, que não chegava para filmar, porque tinha passado o dia assistindo uma corrida em outra cidade, quando eles estavam filmando "Assim caminha a Humanidade. Na qual, Rock Hudson foi nomeado para um oscar mas perdeu para Yull Brinner".

Nas décadas de 1950 e 1960, figurou entre os dez astros de maior sucesso de bilheteria do cinema norte-americano. Quando os rumores começaram a circular em Hollywood que, ao contrário dos amantes românticos que ele interpretava no cinema, sua orientação sexual era outra, seu agente cinematográfico arrumou o casamento de Hudson com Phyllis Gates, sua secretária. Eles passaram a lua-de-mel na Jamaica e em Manhattan. O divórcio se deu em 1958.

Na década de 1970, a carreira de Hudson no cinema parecia estar no fim. Assinou então contrato para uma longa série televisiva. Para um astro de sua grandeza, era uma queda e tanto. E o pior é que teria de participar de cenas na cama com a atriz Susan St. James. Eles inclusive teriam um filho na série. Para ele, era demais. Começou a beber e descuidou-se. Era visto em círculos homossexuais de Los Angeles, São Francisco e Nova Iorque. Sua imagem ficou seriamente abalada quando se espalharam boatos de que teria se "casado" com o apresentador de um show da televisão, o ator Jim Nabors. Este acabou perdendo o seu contrato quando o falatório chegou à CBS. Os dois não ousavam aparecer juntos e jamais se falaram novamente. Rock inclusive tinha medo de ir ao Havaí, pois sabia que Nabors tinha uma casa lá. Em 1982, uma revista anunciou seu "divórcio".

Sua última aparição no cinema foi em O Embaixador (The Ambassador, 1984), de J. Lee Thompson, coestrelado por Robert Mitchum. Desde o início da década de 1980, já com os primeiros indícios de que havia contraído AIDS, o ator passou a fazer mais séries e seriados para a TV, como O Casal McMillan (McMillan & Wife, 1971-1977). Seus últimos trabalhos foram a participação em vários capítulos da série Dinastia (Dinasty).

Rock Hudson só assumiu a doença três meses antes de morrer, ao anunciar que doaria 250 mil dólares para uma fundação recém-aberta para cuidar de pesquisas sobre o vírus da Aids (Sida). Também estava escrevendo uma biografia, cujo título provisório era Minha História, e cuja renda seria revertida toda para essa fundação.

Rock Hudson: Roy Harold Scherer Jr. era filho de um mecânico de automóveis e de uma operadora telefônica, os quais se divorciaram quando ele tinha 8 anos de idade. Ao concluir o 2º Grau, trabalhou como carteiro e, durante a 2ª Guerra Mundial, serviu na Marinha como mecânico de aeronaves. Com o fim da guerra, passou a trabalhar como motorista de caminhão. Em 1947, sua altura e boa aparência o levaram para o mundo do cinema, onde adotou o nome artístico de Rock Hudson. Recebeu, então, aulas de atuação, de dança e de equitação. Seu filme de estréia foi "Sangue, Suor e Lágrimas", de Raoul Walsh, 1948.

Até o final dos anos 60, trabalhou em mais de 40 produções cinematográficas. A partir de 1970, apareceu esporadicamente em filmes para o cinema, passando a se dedicar mais a séries para a televisão. Nesse período, seus maiores sucessos foram "McMillan and Wife" e "Dynasty". Embora tenha sido um grande sucesso de bilheteria e um dos mais populares astros de Hollywood dos anos 50 e 60, Rock Hudson só teve uma única indicação ao Oscar, em toda sua carreira, por conta de sua excelente atuação em "Assim Caminha a Humanidade", de George Stevens, 1956.

Em novembro de 1955, casou-se com Phyllis Gates, sua fã e secretária de um influente agente de Hollywood, de quem se divorciou três anos depois. Tal casamento foi considerado por muitos como um casamento de fachada. A imprensa começou a desconfiar de que Hudson tinha sérios problemas de saúde quando ele esteve em Carmel no início de 1985. Pouco depois, ele anunciou ser portador do vírus da Aids, vindo a morrer em outubro do mesmo ano. Após sua morte, seu amante, Marc Christian, conseguiu na justiça o direito de ficar com sua mansão.

Curiosidades
Nas década de 1950 e 1960, figurou entre os dez astros de maior sucesso de bilheteria do cinema norte-americano. Quando os rumores começaram a circular em Hollywood que, ao contrário dos amantes românticos que ele interpretava no cinema, sua orientação sexual era outra, seu agente cinematográfico arrumou o casamento de Hudson com Phyllis Gates, sua secretária. Eles passaram a lua-de-mel na Jamaica e em Manhattan. O divórcio se deu em 1958.

Era visto em círculos homossexuais de Los Angeles, São Francico e Nova Iorque. Sua imagem ficou seriamente abalada quando se espalharam boatos de que teria se "casado" com o apresentador de um show da televisão, o ator Jim Nabors. Este acabou perdendo o seu contrato quando o falatório chegou à CBS. Os dois não ousavam aparecer juntos e jamais se falaram novamente. Rock inclusive tinha medo de ir ao Havai, pois sabia que Nabors tinha uma casa lá.

Filmografia

Todos os títulos em português referem-se a exibições no Brasil.

  • 1948 Sangue, Suor e Lágrimas (Fighter Squadron)
  • 1949 Sangue Acusador (Undertow)
  • 1950 Larápios (I Was a Shoplifter)
  • 1950 Nem o Céu Perdoa (One Way Street); não creditado
  • 1950 Winchester '73 (Winchester '73)
  • 1950 Peggy (Peggy)
  • 1950 O Gavião do Deserto (The Desert Hawk)
  • 1950 Extorsão (Shakedown)
  • 1951 Coração Selvagem (Tomahawk)
  • 1951 Crime no Circo (The Fat Man)
  • 1951 Escola de Bravos (Air Cadet)
  • 1951 O Demolidor (Iron Man)
  • 1951 Só Resta a Esperança (Bright Victory)
  • 1952 A Família do Barulho (Here Come the Nelsons)
  • 1952 E o Sangue Semeou a Terra (Bend of the River)
  • 1952 Anjo Escarlate (Scarlet Angel)
  • 1952 Sinfonia Prateada (Has Anybody Seen My Gal?)
  • 1952 Império do Pavor (Horizons West)
  • 1952 Bando de Renegados (The Lawless Breed)
  • 1953 Seminole (Seminole)
  • 1953 Gigantes em Fúria (Sea Devils)
  • 1953 A Espada de Damasco (The Golden Blade)
  • 1953 Choque de Paixões (Back to God's Country)
  • 1953 Irmãos Inimigos (Gun Fury)
  • 1954 Herança Sagrada (Taza, Son of Cochise)
  • 1954 Sublime Obsessão (Magnificent Obsession)
  • 1954 Rifles Para Bengala (Bengal Brigade)
  • 1955 Sangue Rebelde (Captain Lightfoot)
  • 1955 Seu Único Desejo (One Desire)
  • 1955 Tudo o Que o Céu Permite (All That Heaven Allows)
  • 1956 Nunca Deixei de Te Amar (Never Say Goodbye)
  • 1956 Assim Caminha a Humanidade (Giant)
  • 1956 Palavras ao Vento (Written on the Wind)
  • 1957 Hino de uma Consciência (Battle Hymn)
  • 1957 Sangue Sobre a Terra (Something of Value)
  • 1957 Adeus às Armas (A Farewell to Arms)
  • 1958 Almas Maculadas (The Tarnished Angels)
  • 1958 Turbilhão de Paixões (Twilight for the Gods)
  • 1959 O Vale das Paixões (This Earth Is Mine)
  • 1959 Confidências à Meia-Noite (Pillow Talk)
  • 1961 O Último Por-do-Sol (The Last Sunset)
  • 1961 Quando Setembro Vier (Come September)
  • 1961 Volta, Meu Amor (Lover Come Back)
  • 1962 Labirinto de Paixões (The Spiral Road)
  • 1963 Águias em Alerta (A Gathering of Eagles)
  • 1964 O Esporte Favorito do Homem (Man's Favorite Sport?)
  • 1964 Não Me Mandem Flores (Send me No Flowers)
  • 1965 Amor à Italiana (Strange Bedfellows)
  • 1965 Um Favor Muito Especial (A Very Special Favor)
  • 1965 De Olhos Vendados (Blindfold)
  • 1966 O Segundo Rosto (Seconds)
  • 1967 Tobruk (Tobruk)
  • 1968 Estação Polar Zebra (Ice Station Zebra)
  • 1968 A Gatinha Que Eu Quero (Ruba al Prossimo Tuo)
  • 1969 Jamais Foram Vencidos (The Undefeated)
  • 1970 Minha Adorável Espiã (Darling Lili)
  • 1970 Ninho de Vespas (Hornet's Nest)
  • 1971 Garotas Lindas aos Montes (Pretty Maids All in a Row)
  • 1973 Inimigos à Força (Showdown)
  • 1976 Embrião (Embryo)
  • 1978 Avalanche (Avalanche)
  • 1980 A Maldição do Espelho (The Mirror Crack'd)
  • 1984 O Embaixador (The Ambassador)

CityGlobe

Verox