ANA DA BRETANHA - DUQUESA FRANCESA

Ana da Bretanha
Ana da Bretanha nasceu em 25 de janeiro de 1477 em Nantes, França, tornando-se duquesa da Bretanha em 1488, quando morreu-lhe o pai. O futuro do ducado dependia do casamento de Ana, que então se aliou a Maximiliano da Áustria, com quem se casou por procuração. O rei da França, Carlos VIII, temeroso de que a Bretanha passasse ao controle de forças estrangeiras, atacou os bretões e obrigou Ana a romper com Maximiliano para casar-se com ele.

A duquesa Ana, filha de Francisco II da Bretanha e rainha-consorte da França por duas vezes, foi uma devotada defensora da autonomia de seu ducado.

Com a morte de Carlos VIII, em 1498, sem deixar herdeiros diretos, Ana casou-se com o sucessor do trono francês, Luís XII, como rezava seu contrato matrimonial com o rei Carlos. Esse novo casamento garantiu uma linha sucessória para o ducado da Bretanha de acordo com os interesses de Ana.

Rainha consorte da França pela segunda vez, a duquesa nunca deixaria de se dedicar à defesa dos interesses bretões. Ana foi grande defensora dos artistas e poetas, além de ter introduzido as damas de honra da rainha na corte francesa. Seu Livro de horas é um dos mais belos manuscritos ilustrados da Idade Média. Ana da Bretanha morreu em 9 de janeiro  de 1514, em Blois, França.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Posts Relacionados

CityGlobe