ANASTAS MIKOYAN - POLÍTICO ARMÊNIO

Tags

Anastas Mikoyan
Anastas Ivanovitch Mikoyan nasceu em Sanain, Armênia, em 25 de novembro (13 de novembro pelo calendário juliano) de 1895. Sacerdote ortodoxo, abandonou a religião para juntar-se, em 1915, ao Partido Bolchevique e tornar-se um dos líderes do movimento revolucionário no Cáucaso. O apoio a Stalin na luta pelo poder lhe valeu a nomeação, em 1923, para o Comitê Central do Partido Comunista. Em 1926, foi indicado comissário do povo para o comércio interior e exterior. Em 1935 tornou-se membro do Politburo, onde atuou como especialista em comércio.

Bolchevista da velha guarda e político soviético de grande influência, Mikoyan dominou o comércio exterior e interior da União Soviética nos governos de Stalin e Khrutchev.

Supervisionou o suprimento das forças armadas na segunda guerra mundial. Durante a ditadura de Stalin, correu o risco de cair em desgraça mas, com a morte do ditador, aliou-se a Khrutchev, de quem se tornou conselheiro e principal substituto. Com a queda de Khrutchev, manteve-se formalmente como presidente do Presidium (antigo Politburo) até 1965. Ainda membro do Comitê Central, Mikoyan continuou a ser tratado como alto funcionário em cerimônias públicas até sua morte em Moscou em 21 de outubro de 1978.

CityGlobe

Verox