ANDRÉ ANTOINE - ESCRITOR FRANCÊS

Tags

André Antoine
Nascido em 31 de janeiro de 1858 em Limoges, França, Antoine foi um autodidata que logo se sentiu atraído pelo mundo do palco. Tinha 29 anos quando fundou em Paris o Théâtre Libre. Por ali desfilaram, sob sua direção, obras de caráter realista e naturalista, tanto de jovens dramaturgos franceses quanto de autores estrangeiros, como o sueco August Strindberg e o alemão Gerhart Hauptmann. As concepções inovadoras de Antoine, que pretendia aproximar a ilusão cênica da vida cotidiana, exerceram grande influência em toda a Europa. Obrigado a fechar o Théâtre Libre por dificuldades econômicas, fundou mais tarde o Théâtre Antoine e também dirigiu o Odéon.

Para que uma nova tendência dramática seja aceita, não basta que existam autores de talento: é preciso também que alguém se atreva a montar as obras desses autores. Nesse sentido, o teatro naturalista deve boa parte de sua existência a André Antoine.

A partir de 1914, Antoine abandonou a atividade cênica para dedicar-se à crítica teatral e ao cinema, ao qual aplicou brilhantemente suas teorias, em obras como L'Arlésienne (1921; A arlesiana). André Antoine morreu em Pouliguen, em 19 de outubro de 1943.

CityGlobe

Verox