SHERWOOD ANDERSON - CONTISTA AMERICANO

Sherwood Anderson nasceu em Camden, Ohio, em 13 de setembro de 1876, de uma família rural, e exerceu muitos ofícios antes de radicar-se em Chicago na intenção de dedicar-se exclusivamente à literatura. Obteve certo renome com o romance Windy McPherson,s Son (1916; O filho de Windy McPherson), mas a consagração veio três anos depois, com Winesburg, Ohio. Estruturada na forma de contos unidos por um nexo comum, a obra descrevia, a meio caminho entre a análise psicológica e a sociológica, as frustrações dos habitantes de uma pequena comunidade rural, incapazes de se adaptarem às novas formas de vida. A técnica de collage desenvolvida por Anderson nesse livro, e repetida em The Triumph of the Egg (1921; O triunfo do ovo), exerceu grande influência sobre os autores jovens.

Mestre da técnica do conto, Anderson foi um dos primeiros ficcionistas americanos a tratar dos problemas gerados pela industrialização.

Mais tarde, no entanto, sua evolução para um tradicionalismo nostálgico, patente em Beyond the Desire (1932; Além do desejo), atraiu sobre ele a crítica de antigos protegidos seus como Ernest Hemingway e William Faulkner. Desiludido e amargurado, Sherwood Anderson morreu em Colón, Panamá, em 8 de março de 1941. O tempo levaria a crítica a restituir-lhe com unanimidade o papel de precursor do novo romance americano.

CityGlobe

Verox