ANDREA DEL VERROCCHIO - PINTOR E ESCULTOR ITALIANO

Tags

Andrea del Verrocchio
Andrea del Verrocchio nasceu em Florença em 1435. Foi de início aprendiz do ourives Giuliano Verrocchi, cujo nome, ao que parece, adotou. É provável que tenha estudado pintura com Alesso Baldovinetti e escultura com Antonio Rossellino e, segundo alguns, também com Donatello. A hipótese de sua ligação com este último, o maior escultor italiano da primeira fase renascentista, é porém negada por muitos, em face das diferenças de estilo.

Mais conhecido como escultor, Verrocchio foi também pintor e dirigiu em Florença um ateliê com muitos alunos de pintura, entre os quais Perugino, Lorenzo di Credi e Leonardo da Vinci. Em seu quadro mais famoso, o "Batismo de Cristo", um dos dois anjos e a paisagem no fundo foram pintados pelo jovem da Vinci.

Com a morte de Donatello, em 1466, Verrocchio tornou-se o artista favorito dos Medici, para cujas recepções e festividades concebeu estandartes e outros elementos decorativos. Sua primeira obra de porte foi o suntuoso sepulcro de Pedro e João de Medici, na igreja de San Lorenzo em Florença, concluído em 1472 e notável pelo uso de mármore e pórfiro coloridos em associação com ornatos de bronze. Muito mais conhecido é porém o juvenil "David" do Bargello em Florença, anterior a 1476.

A morte de Verrocchio deixou inacabado o túmulo do cardeal Forteguerri (1476-1488) na catedral de Pistóia, cuja forma atual foi dada por escultores barrocos do século XVII. Em Florença, sua obra em bronze mais importante é talvez "Cristo e São Tomás" (1467-1483), na fachada do Or San Michele. Sua obra-prima é a estátua eqüestre em bronze do condottiere Bartolomeo Colleoni, em Veneza. A obra, encomendada em 1483, ainda não estava pronta quando Verrocchio morreu em Veneza, em 1488. Foi fundida pelo escultor veneziano Alessandro Leopardi e inaugurada em 1496.

CityGlobe

Verox