ANDREA PALLADIO - ARQUITETO ITALIANO

Tags

Andrea Palladio
Andrea di Pietro della Gondola, que se tornaria mais conhecido como Andrea Palladio, nasceu em 30 de novembro de 1508, em Pádua, na então República de Veneza. Era um simples pedreiro quando, com pouco mais de vinte anos, foi tomado sob a proteção do humanista Gian Giorgio Trissino, que descobriu seu talento e lhe custeou os estudos.

O rigoroso classicismo dos palácios e vilas projetados por Palladio marcou a fase tardia do Renascimento italiano. Algumas de suas obras mais importantes encontram-se em Vicenza, considerada uma das mais belas cidades da Europa.

Influenciado pela erudição do mecenas, estudou as antigas ruínas romanas e as origens da arquitetura renascentista. Seus primeiros projetos - a Villa Godi, em Loneto, e o Palazzo Civena, em Vicenza - datam de 1540. Dez anos depois seu estilo já se encontrava plenamente desenvolvido: uma síntese da severidade de Bramante e da imaginação de Jacopo Sansovino, com a disciplina arquitetônica de Vitrúvio, mestre do século I a.C.

Entre suas obras mais significativas destacam-se a Villa Rotonda, o Palazzo Valmarana e o Teatro Olímpico, em Vicenza, e as igrejas de San Giorgio Maggiore e Il Redentore, em Veneza. Como escritor, publicou Le antichità di Roma (1554; As antiguidades de Roma) e I quattro libri dell'architettura (1570; Os quatro livros de arquitetura). Palladio morreu em Vicenza, em 19 de agosto de 1580..

CityGlobe

Verox