ANDREAS VESALIUS - ANATOMISTA BELGA

Tags

Andreas Vesalius
Andries van Wesel - nome flamengo romanizado como Andreas Vesalius, ou Vesálio - nasceu em Bruxelas em dezembro de 1514. Membro de uma família de médicos e farmacêuticos, estudou em Louvain e Paris, onde aprendeu a dissecar animais e cadáveres humanos. Regressou a Flandres em 1536 e interessou-se pela medicina árabe, em pleno apogeu nos círculos universitários. Lecionou nas universidades de Bolonha e de Pádua, na Itália, a partir de 1538.

A dissecação sistemática de cadáveres empreendida no século XVI por Vesalius levou-o a refutar as teorias anatômicas de Galeno, fisiologista grego que viveu em Roma, onde a dissecação de cadáveres humanos era rigorosamente proibida por motivos religiosos.

Dedicou-se então a sua obra magna de anatomia, publicada em 1543 sob o título de De humani corporis fabrica libri septem (Sete livros sobre a estrutura do corpo humano). A obra apresentou a mais apurada e extensa descrição do corpo humano realizada até então e estabeleceu os fundamentos da anatomia moderna. No mesmo ano, o autor apresentou-se ao imperador Carlos V, que o tomou a seu serviço e, ao abdicar, concedeu-lhe uma pensão vitalícia e o título de conde.

Em 1559, Vesalius tornou-se médico na corte de Filipe II, filho de Carlos V. Em 1564 foi em peregrinação para Jerusalém. Aparentemente, adoeceu durante a viagem de volta e foi desembarcado na ilha grega de Zante, na então república de Veneza, onde morreu em outubro do mesmo ano.

CityGlobe

Verox