ANDREI N. KOLMOGOROV - MATEMÁTICO RUSSO

Tags

Andrei Kolmogorov
Andrei Nicolaievitch Kolmogorov nasceu em Tambov, Rússia, em 25 de abril (12 de abril, segundo o calendário juliano) de 1903. Graduou-se em física e matemática na Universidade Estatal de Moscou, em 1925. Nessa época começou a interessar-se pelos problemas teóricos do cálculo de probabilidades. Resultou de seu trabalho a formulação, em 1933, de um conjunto de princípios (conhecido como a axiomática de Kolmogorov) que provê o cálculo de probabilidades de uma base lógica formal.

O matemático russo Andrei Kolmogorov, iniciador da moderna teoria matemática da probabilidade, criou para ela uma base axiomática fundamentada na teoria dos conjuntos.

De grande importância foram também as pesquisas de Kolmogorov sobre os processos estacionários observados nas turbulências dos fluidos. Esses trabalhos têm sido aplicados indiretamente nas teorias de sistemas de informação na cibernética. A obra de Kolmogorov abrange ainda pesquisas em álgebra e topologia, que ajudaram a estabelecer as bases de estudos posteriores de análise matemática.

Em 1939 Kolmogorov foi eleito para a Academia de Ciências da União Soviética e, a partir de 1950, dedicou-se ao estudo de problemas da teoria da informação, sistemas dinâmicos e mecânica clássica. Interessou-se também por pedagogia e pelo ensino da matemática. Kolmogorov morreu em Moscou, em 20 de outubro de 1987.

CityGlobe

Verox