ANDRÉS BELLO - POETA VENEZUELANO

Andrés Bello
Andrés Bello nasceu em Caracas, Venezuela, a 29 de novembro de 1781. Aos 19 anos acompanhou Alexander von Humboldt em suas viagens pela América do Sul. Aprendeu inglês e francês muito jovem, e na Universidade de Caracas estudou filosofia, direito e medicina. Tornou-se preceptor de Simón Bolívar e em junho de 1810 ambos foram enviados em missão diplomática a Londres, onde Bello passou 19 anos como secretário das legações do Chile e da Colômbia.

Poeta e erudito, Bello exerceu imensa influência na cultura sul-americana do século XIX. Sua Gramática de la lengua castellana (1847) é ainda fundamental.

A unidade lingüística da América espanhola tornou-se uma de suas metas. Publicou os livros de poemas Silvas americanas e Silva a la agricultura de la zona tórrida (1826), de exaltação à natureza americana. Literária e politicamente conservador, pretendeu renovar as letras americanas, embora usasse formas clássicas latinas.

Em 1829 aceitou o cargo de ministro do Exterior do Chile e mudou-se para Santiago. Participou da vida cultural e política daquele país, chegando a senador. Fundou a Universidade do Chile, em Santiago, de que foi reitor até morrer, em 15 de outubro de 1865. Sua filosofia influenciou os governos conservadores do Chile, e o projeto do Código Civil chileno, de que foi autor, inspirou o de vários países da região.

CityGlobe

Verox