ANDRÉS SEGOVIA - MÚSICO ESPANHOL

Tags

Andrés Segovia
Andrés Segovia nasceu em Linares, Andaluzia, Espanha, em 18 de fevereiro de 1894. Na infância estudou piano e violoncelo, mas logo dedicou sua atenção ao violão, instrumento depreciado na época. A dificuldade para encontrar professores competentes levou-o a desenvolver sua técnica de forma autodidata, guiado pela própria intuição. Em 1909 deu o primeiro concerto público em Granada e, já internacionalmente consagrado, depois de viajar pela Espanha e pela América Latina, estreou em Paris em 1924.

No século XX, o violão foi revalorizado como instrumento de concerto sobretudo graças às interpretações de Andrés Segovia. Seu virtuosismo estimulou destacados compositores contemporâneos, como os italianos Castelnuovo-Tedesco e Alfredo Casella, o espanhol Joaquín Turina, o brasileiro Heitor Villa-Lobos e o francês Albert Roussel, a criar obras especialmente concebidas para o instrumento, situação incomum até então.

Mediante a transcrição de mais de 150 peças de compositores barrocos como Bach, Couperin e Rameau, escritas originalmente para alaúde, guitarra espanhola e cravo, Segovia ampliou o repertório e as possibilidades expressivas do violão. Em suas últimas apresentações públicas, o artista contava já mais de noventa anos. Andrés Segovia morreu em Madri em 2 de junho de 1987.

CityGlobe

Verox