ANITA GARIBALDI - REVOLUCIONÁRIA BRASILEIRA

Tags

Anita Garibaldi
Ana Maria Ribeiro da Silva, dita Anita Garibaldi, nasceu em Morrinhos (SC), então município de Laguna, em 1821. De origem simples, era casada com um sapateiro quando se apaixonou pelo italiano Giuseppe Garibaldi, que lutava pela revolução farroupilha. Tomou parte em várias batalhas e mostrou em todas elas coragem exemplar. Depois de ser capturada na batalha de Curitibanos (1839), conseguiu fugir e atravessou a nado o rio Canoas, para se encontrar com Garibaldi em Vacaria.

Por ter participado de lutas políticas no Brasil e na Itália, Anita Garibaldi recebeu o epíteto de "heroína de dois mundos" e tem seu nome lembrado em dois municípios do estado de Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis.

Em 1842 casou-se no Uruguai com Garibaldi. Em seguida a família mudou para a Itália, onde Anita lutou ao lado do marido pela unificação do país. Em episódios como a batalha do Gianicolo, deu novas demonstrações de bravura. Durante a fuga de Roma, vestida de soldado, Anita Garibaldi adoeceu em Orvieto e, a caminho da Suíça, faleceu perto de Ravenna, em 4 de agosto de 1849.

CityGlobe

Verox