ANNE-ROBERT-JACQUES TURGOT - ECONOMISTA FRANCÊS

Tags

Anne-Robert-Jacques Turgot
Anne-Robert-Jacques Turgot, barão de l'Aulne, nasceu em Paris em 10 de maio de 1727. Após estudar na Universidade de Sorbonne decidiu abandonar a carreira eclesiástica a que estava destinado e ingressou na administração real. Sua admiração pelas idéias dos enciclopedistas, patente em Lettres sur la tolérance civile (1754; Cartas sobre a tolerância civil), levou-o a entrar em contato com os fisiocratas, grupo de pensadores iluministas que formou a primeira escola de economia científica.

A oposição das classes privilegiadas frustrou as tentativas do economista Turgot de promover uma reforma financeira na França nos reinados de Luís XV e Luís XVI.

Nomeado intendente da região administrativa de Limoges em 1761, Turgot aplicou com sucesso notável uma série de medidas destinadas a racionalizar a economia, como a substituição da corvéia por uma pequena taxa em dinheiro, a organização da agricultura e do comércio e o estabelecimento de um tributo proporcional sobre as propriedades agrícolas. Princípios semelhantes inspiraram seus dois tratados essenciais, Réflexions sur la formation et la distribution des richesses (1766; Reflexões sobre a formação e a distribuição de riquezas) e Lettres sur la liberté de commerce des grains (1770; Cartas sobre a liberdade de comércio de cereais). Pela defesa do livre comércio e a visão equilibrada da interdependência entre as diferentes classes econômicas, sua obra é considerada um elo de ligação entre a fisiocracia e a escola britânica de economia clássica.

O sucesso de Turgot em Limoges lhe valeu em 1774 o cargo de ministro-geral das Finanças do rei Luís XVI. Suas tentativas de impor as reformas ao conjunto da nação, porém, e principalmente a supressão da corvéia despertaram a hostilidade da nobreza e do clero, que defendiam os privilégios, e em maio de 1776 o economista foi obrigado a apresentar sua demissão. Turgot morreu em Paris em 18 de março de 1781.

CityGlobe

Verox