ANTERO DE QUENTAL - POETA PORTUGUÊS

Tags

Antero de Quental
Antero Tarqüínio de Quental nasceu em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, em 18 de abril de 1842. Iniciou os estudos na cidade natal e aos 16 anos se transferiu para Coimbra, onde logo se destacou no meio estudantil. A religiosidade herdada da mãe e os exemplos do pai e do avô, que sempre se opuseram ao absolutismo, aliados a uma grande sensibilidade, fizeram com que se preocupasse desde cedo com os problemas sociais.

Poeta, pensador e estudioso da história e dos problemas portugueses, Antero de Quental foi o ideólogo socialista da chamada Geração de 1870 e um dos intelectuais que mais influenciaram o pensamento de seu país na segunda metade do século XIX.

Em Coimbra, organizou a Sociedade do Raio, que pretendia renovar o país pela literatura. Em 1861 publicou seus primeiros sonetos. Quatro anos depois, editou as Odes modernas, fortemente influenciadas pelo idealismo hegeliano e o socialismo de Proudhon, em que prega a revolução como uma espécie de cristianismo do mundo moderno. No mesmo ano, teve início a chamada Questão Coimbrã, em que Antero e os poetas de sua geração foram atacados por Antônio Feliciano de Castilho por serem instigadores da revolução intelectual dos estudantes contra o tradicionalismo romântico, político e religioso. Em resposta, Antero de Quental redigiu os opúsculos Bom senso e bom gosto, carta ao Exmo. Senhor Antônio Feliciano de Castilho e A dignidade das letras e as literaturas oficiais, sobre a missão moral e social do escritor.

Após intensa polêmica entre os conservadores e os que, como ele, se opunham às correntes filosóficas então em voga -- o determinismo e o positivismo -- Antero de Quental embarcou para Paris, decidido a aprender tipografia e a viver como operário. Trabalhou dois anos como tipógrafo mas, com a saúde debilitada, regressou a Lisboa em 1868 e iniciou uma fase de intensa militância. Criou com outros literatos, entre eles Eça de Queirós, Ramalho Ortigão e Guerra Junqueiro, o grupo Cenáculo. Foi um dos fundadores do Partido Socialista Português e aderiu à I Internacional. No ano seguinte, fundou o jornal A República, com Oliveira Martins e, em 1872, passou a editar, em colaboração com José Fontana, a revista O Pensamento Social.

Vítima de tuberculose, foi obrigado a permanecer em repouso durante o ano de 1874, mas em 1875 conseguiu reeditar as Odes modernas. Transferiu-se para a cidade do Porto em 1879 e em 1886 publicou sua melhor obra poética, Sonetos completos, de nítido sentido autobiográfico e simbolismo profundo. Em 1891, Antero de Quental regressou a Ponta Delgada. O agravamento da doença, porém, intensificou a tendência depressiva do escritor, que acabou por suicidar-se, na cidade natal, em 11 de setembro de 1891.

CityGlobe

Verox