ANTHONY BURGESS - ESCRITOR BRITÂNICO

Anthony Burgess
John Anthony Burgess Wilson nasceu em 25 de fevereiro de 1917, em Manchester. Descendente de uma família de músicos, decidiu ser compositor aos 14 anos e escreveu diversas peças musicais. No entanto, sua sólida formação literária levou-o a exercer o magistério durante algum tempo e a converter-se, finalmente, em um profícuo escritor.

A exemplo de outros escritores católicos britânicos, como Evelyn Waugh e Graham Greene, Anthony Burgess combinou em sua obra ironia e preocupações éticas com um desencanto pela sociedade ocidental.

Em 1949, escreveu seu primeiro romance, A Vision of Battlements (Visão das ameias), só publicado em 1965. Em 1954 viajou para a Malásia e Bornéu. De regresso ao Reino Unido alcançou enorme popularidade com A Clockwork Orange (1962; A laranja mecânica), sátira futurista levada ao limite da desumanização, cuja versão cinematográfica foi realizada em 1971 pelo americano Stanley Kubrick.

Publicou em 1963, sob o pseudônimo de Joseph Kell, Inside Mr. Enderby (1963; Dentro do Sr. Enderby), em cujo protagonista, um poeta católico, se percebiam elementos autobiográficos. Posteriormente, Burgess desenvolveu um estilo cada vez mais complexo e ambicioso. Exemplo disso foram Napoleon Simphony  (1974; Sinfonia napoleônica) e, sobretudo, Earthly Powers (1980; Poderes terrestres), onde o estilo barroco e corrosivo do autor servia de suporte a um grande painel da sociedade do século XX. Anthony Burgess morreu em Londres em 25 de novembro de 1993.

CityGlobe

Verox