ANTON RAPHAEL MENGS - PINTOR TCHECO

Anton Raphael Mengs
Anton Raphael Mengs nasceu em 22 de março de 1728, em Aussig, na Boêmia (hoje na República Tcheca), e estudou pintura no ateliê de seu pai, também pintor, em Dresden. Em 1741 mudou-se para Roma, onde conheceu a obra de Rafael, a quem admirou por toda a vida. Indicado pintor da corte saxônica em 1744, trabalhou sobre temas religiosos e em retratos pintados principalmente em pastel. Radicado em Roma em 1755, tornou-se grande amigo de Johann Winckelmann, conceituado arqueólogo e crítico de arte que o orientou para o neoclassicismo. A perfeição de seu afresco "Parnaso", que concluiu em 1761 na vila Albani, causou sensação e resultou na predominância do estilo neoclássico sobre o rococó, cujo principal artista era Pompeo Batoni.

Um dos grandes pintores de sua época, Mengs criou uma obra artística que se tornou síntese do estilo neoclássico e deixou escritos essenciais para a compreensão dessa escola.

Na década de 1760, Mengs visitou Nápoles e Madri, cidades onde decorou palácios reais e exerceu grande influência sobre pintores jovens. De volta a Roma em 1769, decorou a Camera dei Papiri, no Vaticano. Em 1773 foi à Espanha como pintor da corte do rei Carlos III, com a tarefa de decorar os palácios reais. Mengs morreu em Roma, em 29 de junho de 1779.

CityGlobe

Verox