ANTON RUBINSTEIN - COMPOSITOR RUSSO

Tags

Anton Rubinstein
Anton Grigorievitch Rubinstein nasceu em Vykhvatinets, Rússia, em 28 de novembro (16 de novembro, pelo calendário juliano) de 1829, numa família de músicos judeus de origem alemã. Apresentou-se pela primeira vez em público aos dez anos, em Moscou. Três anos depois, seu professor de piano Aleksandr Villoing o levou para uma turnê de três anos por Paris, Londres, Países Baixos, Alemanha e Suécia, durante a qual atraiu a atenção de Chopin e Liszt. De 1844 a 1846 Anton e seu irmão Nikolai estudaram teoria musical em Berlim. Rubinstein estudou mais dois anos no exterior, a maior parte dos quais em Viena. Ao voltar à Rússia fixou residência em São Petersburgo, onde em 1852 foi apresentada sua primeira ópera, Dmitri Donskoi. Fomka duratchok (Fomka, o louco) e Sibirskiye okhotniki (Caçadores siberianos) estrearam em 1853.

Rubinstein foi um dos maiores compositores e pianistas do século XIX e sua técnica instrumental, absolutamente perfeita, só encontrou rival na de Liszt.

Rubinstein residiu quatro anos no exterior e de volta à Rússia fundou, sob o patrocínio da grã-duquesa Elena Pavlovna, a Sociedade Musical Russa. Em 1862 fundou o Conservatório de São Petersburgo, do qual foi diretor. De 1871 a 1872, dirigiu a Filarmônica de Viena e no ano seguinte realizou uma turnê pelos Estados Unidos. Além de óperas, compôs seis sinfonias, um oratório e várias peças de câmara. Rubinstein morreu em 20 de novembro (8 de novembro, pelo calendário juliano) de 1894 em Peterhof, Rússia.

CityGlobe

Verox