ANTONELLO DA MASSINA - PINTOR ITALIANO

Tags

Antonello da Messina
Antonio di Antonio, conhecido como Antonello da Messina, cidade em que nasceu por volta de 1430, formou-se artisticamente em Nápoles e na Sicília, antes de estabelecer seu próprio ateliê de pintura na cidade natal. As influências góticas que inicialmente recebeu, patentes em "São Zózimo", foram aos poucos abrindo espaço a uma pintura caracterizada pela plasticidade, o colorido e a precisão no desenho, frutos da cuidadosa análise das obras de grandes mestres italianos da época, como Giovanni Bellini, Piero della Francesca e Andrea Mantegna, assim como dos trabalhos -- que provavelmente pôde estudar em Nápoles -- dos pintores flamengos, de cuja técnica a óleo parece ter sido o introdutor na Itália. O sentido da luz e a minuciosidade na representação dos motivos naturais, característicos da escola dos irmãos Van Eyck, podem ser apreciados em "São Jerônimo em seu estúdio" e na "Crucificação".

A pintura do século XV no sul da Itália tem em Antonello da Messina o maior expoente da integração e da síntese das diversas correntes artísticas surgidas até então na Europa.

A partir de 1457 e até 1474, Antonello viveu em Messina. Suas principais obras do período são o "Salvator Mundi" (1465), que já anuncia a caracterização da psicologia humana presente na fase veneziana; o políptico de 1473 e a "Anunciação", do ano seguinte. Entre 1475 e 1476 o artista residiu em Veneza, onde suas obras "Cabeça de homem" -- também chamada "Condottiere" -- e "Cristo morto sustentado por um anjo" despertaram a admiração de seus jovens discípulos venezianos. Registram-se também nessa época o "Retábulo de São Cassiano", realizado para o altar da igreja do mesmo nome, e o extraordinário "São Sebastião", obra-prima da época de maturidade do pintor, em que o rigoroso desenvolvimento da perspectiva e a habitual mestria no emprego da luz realçam o tratamento escultórico do corpo do santo martirizado.

Os últimos anos de sua vida transcorreram em sua cidade natal, para a qual se retirou, admirado e celebrado como um dos grandes mestres da arte de seu tempo. Entre as últimas manifestações de seu estilo brilhante deve-se mencionar a "Anunciação", hoje na Galeria Nacional de Palermo, que constitui o apogeu de sua criação artística.

Antonello da Messina, que morreu, ao que parece, em 19 de fevereiro de 1479, na mesma cidade em que nascera, exerceu grande influência sobre numerosos pintores do sul da Itália e de Veneza, entre os quais se destacam Giambellino e Vittore Carpaccio.

CityGlobe

Verox