ANTONIO LÓPEZ DE SANTA ANA - POLÍTICO MEXICANO

Tags

Antonio López de Santa Anna
Santa Anna nasceu em 21 de fevereiro de 1794 em Jalapa, no futuro estado de Veracruz. Iniciou a carreira militar em 1810 no Exército espanhol e se uniu ao movimento pró-independência de Agustín de Iturbide, que o nomeou coronel. Inicialmente, colaborou com o império mexicano mas, em 1822, quando já era general, sublevou-se contra Agustín I. Em 1823 o imperador abdicou e proclamou-se a república.

Onze vezes presidente do México e figura dominante da vida política do país em meados do século XIX, Antonio López de Santa Anna cedeu aos Estados Unidos mais da metade do território mexicano.

Em 1832, Santa Anna apoiou o regresso ao poder de Manuel Gómez Pedraza. Um ano depois, foi eleito presidente com um programa federalista e liberal, mas sua política logo se orientou para o centralismo e ganhou um tom marcadamente personalista. Em 1836, liderou o Exército mexicano na luta contra os rebeldes texanos. Foi preso pelas tropas de Samuel Houston e obrigado a retirar suas forças do Texas.

Recuperou o prestígio militar dois anos depois, ao vencer os franceses em Veracruz, mas perdeu uma perna na batalha. Nos anos seguintes, foi presidente várias vezes e exerceu autoritariamente o poder. Em 1846, comandou as tropas na guerra contra os Estados Unidos. Derrotado, o México cedeu os territórios do Texas, Alta Califórnia e Novo México, inclusive Arizona. Santa Anna renunciou e foi para a Colômbia. Reeleito presidente pela última vez em 1853, vendeu para os americanos o território de La Mesilla.

Em 1855, o plano liberal de Ayutla derrubou Santa Anna, que novamente se refugiou fora do país. Em 1874, recebeu permissão para voltar ao México. Morreu na capital em 21 de junho de 1876.

CityGlobe

Verox