ANTÔNIO JOSÉ DE SUCRE - LIBERTADOR DO EQUADOR

Antonio José de Sucre
Antonio José de Sucre nasceu em 3 de fevereiro de 1795 em Cumaná, cidade situada no vice-reino da Nova Granada, atualmente na Venezuela. Oriundo de família abastada, foi educado em Caracas, onde se formou como engenheiro e matemático. Desde muito jovem, combateu ao lado das forças que lutavam pela emancipação das colônias espanholas. Revelou seu talento como estrategista militar em Cartagena, em 1815. Promovido a general de brigada em 1818, três anos depois ascendeu à patente de marechal por sua destreza na direção das operações bélicas. Nessa ocasião foi enviado ao sul da Grã-Colômbia, região que mais tarde seria o Equador, no comando de uma milícia.

Artífice da independência da Bolívia e libertador do Equador, o general e político Antonio José de Sucre erigiu-se como uma das grandes figuras do movimento emancipador da América Latina.

Em 1821, as tropas de Sucre rumaram para o norte até Guayaquil, onde ele proclamou o protetorado da Grã-Colômbia. Em seguida, suas forças derrotaram as espanholas sucessivamente em Pichincha, em 1822, e em Ayacucho, em 1824, sob a liderança máxima de Simón Bolívar. Em consonância com o sentimento da população local, Sucre proclamou, em La Paz, a independência da República de Bolívar, posterior Bolívia, em 19 de fevereiro de 1825. Ocupou a presidência do novo estado até 1828, quando se retirou para o Equador, ante a pressão de forças peruanas opositoras de seu regime.

Bolívar então encarregou Sucre de uma missão junto ao bispo de Santa Marta, José María Estévez, com o fim de evitar que a Venezuela se separasse da Grã-Colômbia. A missão não teve êxito e no retorno, em marcha para Quito, Sucre foi emboscado na montanha de Berruecos por um grupo de seguidores de José María Obando, opositor de Bolívar. Sucre morreu assassinado nessa região em 4 de junho de 1830.

CityGlobe

Verox