ANTÔNIO PARREIRAS - PINTOR BRASILEIRO

Tags

Antônio Parreiras
Antônio Diogo da Silva Parreiras nasceu em Niterói (RJ) em 1860. A partir de 1882, estudou com Georg Grimm na Academia Imperial de Belas-Artes, no Rio de Janeiro RJ. Em 1888, partiu para a Itália e ingressou na Academia de Veneza. De volta ao Brasil em 1890, foi nomeado professor da Academia, mas logo abandonou o cargo e dedicou-se ao paisagismo ao ar livre.

Admirado pelas belas paisagens e pelos nus femininos, que tratou com grande sensualidade, Antônio Parreiras dedicou-se especialmente à pintura histórica.

Sua vida dividiu-se a seguir entre o Brasil e a França, onde os nus femininos, como "Flor brasileira" e "Dolorida", mal recebidos no país natal, lhe granjearam sólida reputação. "Sertanejas", de 1896, sintetiza os estudos que realizou ao ar livre nas matas de Teresópolis RJ. Já a "Conquista do Amazonas", pintada entre 1906 e 1907, distingue-se entre os quadros históricos que constituiriam uma crônica visual do Brasil. Em 1925 foi eleito o pintor mais popular do país. Em 1927, rico e famoso, Antônio Parreiras inaugurou o próprio busto em Niterói, onde morreu em 1937. Em 1941, seu ateliê-residência na cidade natal foi transformado no Museu Antônio Parreiras, que abriga a maior parte de sua obra.

CityGlobe

Verox