ANTONIO PISANELLO - PINTOR ITALIANO

Tags

Antonio Pisanello
Antonio di Puccio Pisano nasceu em Pisa, Itália, em 27 de novembro de 1395. Colaborou com Gentile da Fabriano em afrescos para o palácio dos doges, em Veneza, entre 1415 e 1422, e para a igreja de São João de Latrão, em Roma, depois de 1427. Entre seus afrescos, os únicos remanescentes são "Anunciação" e "São Jorge libertando a princesa de Trebizonde", respectivamente nas igrejas de San Fermo e Santa Anastasia, ambas em Verona. Essas obras caracterizam-se por detalhes do estilo gótico internacional -- do qual o artista jamais se libertou de modo completo -- mas já em transição para o renascentista.

Mais conhecido pela arte da medalha, o pintor italiano conhecido como Pisanello foi um dos primeiros artistas de sua época a trabalhar a partir da realidade concreta, em lugar de aceitar a tradição medieval, que era a de copiar desenhos já existentes.

A fama de Pisanello deve-se sobretudo às medalhas de bronze em baixo-relevo, que trazem no verso cenas simbólicas da vida e do caráter dos homenageados. Seus desenhos, os únicos do século XV quase intatos, estão preservados no códice Vallardi (Museu do Louvre, Paris). Pisanello morreu por volta de 1455, provavelmente em Roma.

CityGlobe

Verox