Antonio Pérez

Tags

Antonio Pérez

Antonio PérezAntonio Pérez nasceu em Madri em 1534. De origem controversa, foi reconhecido oficialmente como filho do secretário de estado Gonzalo Pérez. Recebeu esmerada educação, ganhou a confiança de Filipe II e acabou por herdar o cargo do pai. Odiado por nobres e rivais na administração, buscou se proteger por meio de intrigas: conspirou com D. João da Áustria, meio-irmão de Filipe II, contra o soberano espanhol, com este contra D. João e provavelmente com os rebeldes flamengos contra ambos. Além disso, vendeu cargos e conseguiu amealhar grande fortuna.

Conselheiro de Filipe II, Antonio Pérez contribuiu para fomentar nas cortes européias a chamada "lenda negra" que, a partir de informações truncadas, atribuía ao soberano espanhol assassinatos, conspirações e outros delitos.

Em 1577, D. João da Áustria enviou à Espanha seu secretário Juan de Escobedo para pedir apoio a seus planos de invadir a Inglaterra a fim de libertar e desposar Mary Stuart, rainha da Escócia. Temeroso de ver descobertas suas intrigas, Pérez convenceu o rei de que Escobedo era um traidor e obteve consentimento real para tramar seu assassinato, consumado em 31 de março de 1578. Ao se saber enganado, em 28 de julho de 1579 Filipe II mandou prender o secretário, que ficou 11 anos na prisão e fugiu para Aragão em abril de 1590. Filipe II tentou entregá-lo à Inquisição, mas o povo de Saragoça, sublevado, o defendeu duas vezes. Em 1591, Antonio Pérez seguiu para a França e, acolhido pela corte de Henrique IV, fixou residência em Paris, onde morreu em 3 de novembro de 1611.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org

CityGlobe

Verox